A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (25) que o aplicativo Xbox (Beta) também permitirá que usuários da Apple joguem via streaming títulos do Xbox One. A novidade foi anunciada há poucos dias para usuários do Android e era conhecida por ‘Xbox Console Streaming’.

No lançamento, na segunda-feira (21), a Microsoft comunicou que o aplicativo foi feito do zero, apesar de se basear em um projeto já existente. Ele permite usar recursos de bate-papo por voz e texto, de compartilhamento de capturas de tela e clipes feitos nos jogos, traz uma nova área de notificações e mais.

A principal funcionalidade do aplicativo, porém, é permitir que usuários façam streaming de seus jogos para o celular ou tablet. A empresa recomenda que os dispositivos estejam conectados a uma rede sem fio Wi-Fi (802.11 ac) de 5 GHz.

O videogame e o dispositivo de streaming, em teoria, não precisam nem estar conectados à mesma rede. Basta que videogame esteja ligado e conectado para ser o ‘servidor’ que vai rodar os títulos, enquanto o celular ou tablet deverá transmitir os comandos.

publicidade

Com a atualização no aplicativo, a Microsoft também remove a obrigatoriedade de que usuários façam parte do programa ‘Xbox Insider’ para testar as novidades das versões beta. O aplicativo, claro, também é gratuito na App Store e Google Play.

‘Guerra’ de jogos por streaming

Microsoft/Reprodução

Novo aplicativo Xbox (Beta) permitem que jogadores do Xbox One façam streaming de jogos para o Android ou iOS. Imagem: Microsoft/Divulgação.

Vale afirmar que o lançamento do novo aplicativo Xbox (Beta) não tem relação com o serviço xCloud, também da Microsoft. Esse, por sua vez, é de fato um serviço de streaming de jogos na nuvem, onde o “servidor” não é o seu próprio videogame.

Além da Microsoft, o Google também lançou no último ano o ‘Stadia‘, que cobra US$ 9,99 mensais para o usuário ter acesso ao catálogo de games. Também há o serviço ‘Nvidia GeForce Now‘ e o ‘Luna’, da Amazon, que foi anunciado ontem. Este último cobra US$ 6 mensais pelo catálogo e, atualmente, está em fase de acesso antecipado.

No serviço da Amazon, os jogos poderão ser acessados em dispositivos móveis (Android e iOS), mas também em PCs, Macs e dispositivos da própria fabricante, como o Fire TV.