De acordo com a empresa de mídia The Information, o Facebook quer que o Messenger passe a ser uma alternativa para o aplicativo de mensagens padrão no iOS. E não é de agora: ainda segundo o veículo, o Facebook vem tentando convencer a Apple dessa ideia há anos.

Agora, com o iOS 14, que permite que outros navegadores sejam configurados como padrão além do Safari, o Facebook viu surgir uma oportunidade. “Achamos que as pessoas deveriam poder escolher diferentes aplicativos de mensagens e o padrão em seus telefones”, disse Stan Chudnovsky, vice-presidente do Facebook. “Geralmente, tudo está indo nessa direção de qualquer maneira”, completou.

O Messenger pode não ser a melhor opção para um aplicativo de mensagens principal, mas a capacidade de redefinir também esse padrão pode abrir portas para que outras plataformas do segmento sejam uma alternativa aos usuários que não se adaptam ao aplicativo Mensagens, o padrão da Apple.

Reprodução

publicidade

Aplicativo Mensagens, o padrão do iOS. Imagem: ymgerman/Shutterstock

O Android já permite que seus usuários escolham o aplicativo de mensagens que acharem melhor como principal. O Mensagens da Apple, no entanto, ainda é um dos motivos pelos quais algumas pessoas optam por escolher um dispositivo iOS na hora da compra, por isso o apego da Apple. Além disso, a empresa usa seu sistema de criptografia de mensagens para se gabar de suas práticas de privacidade altamente seguras.

Para uma empresa como a Apple, que é alvo de diversas investigações antitruste sobre direitos da concorrência, proibir que seus usuários escolham qual o aplicativo de mensagem que mais os agrada pode gerar mais argumentos de que a empresa pratica comportamentos monopolistas.

Via: Engadget