Para atender às diferentes necessidades dos consumidores, a Samsung tem celulares para diferentes segmentos. Uma das linhas de sucesso da marca é a “A”, que tem aparelhos intermediários e intermediários premium.

Neste ano, a Samsung lançou o Galaxy A51. Trata-se de um aparelho do segmento intermediário com quatro câmeras traseiras. O Olhar Digital teve a chance de testá-lo e conta em detalhes o que achou. Confira!

publicidade

Design, acabamento e tela

O Galaxy A51 é um aparelho bem bonito. Ele até tenta imitar alguns celulares premium no visual ao refletir a luz do ambiente em seu corpo. Apesar de o efeito ser bonito na prática, vale ressaltar que a maior parte do acabamento do aparelho, incluindo a traseira, é de plástico.

As principais câmeras do A51 são as quatro que estão na parte de trás do aparelho e que ficam bem rentes ao seu corpo. De forma geral, o Galaxy A51 é leve com seus 172 gramas, tem bordas bem finas e oferece boa pegada.

publicidade

Seu display de 6,5 polegadas usa a tecnologia Super Amoled, como a maioria dos aparelhos da Samsung. Além disso, ele tem proteção Gorilla Glass 3 contra trincos e arranhões. As imagens apresentadas por ele são bem definidas, com cores vivas e nível de brilho competente. A tela abriga a câmera frontal e o leitor de impressão digital, que é bem ágil.

Já o som dos alto-falantes do aparelho decepciona. Apesar de o volume ser relativamente alto, o áudio sai um pouco distorcido e os graves são bem fracos.

publicidade

Desempenho e autonomia

O Galaxy A51 apresenta desempenho bom para uso simples, mas ainda comete alguns deslizes. Antes de entrarmos em detalhes, veja a ficha técnica do celular:

  • Processador octa-core Exynos 9611 com frequências de até 2,3 GHz
  • GPU Mali-G72
  • 4 giga de memória RAM
  • 128 giga de armazenamento interno expansível com cartão MicroSD
  • Bateria de 4 mil mAh

Em termos de desempenho, o dispositivo se sai bem em tarefas cotidianas, como navegar na internet e usar o WhatsApp ou serviços de streaming, como Spotify, YouTube e Netflix.

publicidade

Ainda assim, em diversos momentos ele apresenta pequenos travamentos quando os menus dos programas e até mesmo o sistema são acionados. Essa lentidão fica ainda mais acentuada quando alguns processos são executados em segundo plano.

Em jogos, o desempenho do Galaxy A51 é apenas satisfatório. Nos testes do Olhar Digital, o primeiro título executado foi o “Otherworld Legends”, que, apesar de ser bem leve, apresentou alguns travamentos.

Depois, foi usado o “Asphalt 9”, que funcionou bem, mas também apresentou engasgos. Apesar desses pequenos contratempos, a experiência final não chegou a ser muito prejudicada.

Fotos

No que diz respeito às fotos, o Galaxy A51 surpreende positivamente, principalmente quando utilizado em ambientes iluminados. Antes de conhecer os detalhes, confira quais são as lentes do aparelho:

  • Lente wide de 48 megapixels com abertura f/2.0
  • Lente ultra-wide de 12 megapixels com abertura f/2.2
  • Lente macro de 5 megapixels com abertura f/2.4
  • Lente de profundidade de 5 megapixels com abertura f/2.2
  • Lente wide para seflies de 32 megapixels com abertura f/2.2

Sistema e diferenciais

O Galaxy A51 vem com Android 10 e interface de usuário One UI. De forma geral, as principais funções ficam bem a vista e sua usabilidade é boa. Como ponto negativo, o destaque é o número alto de aplicativos pré-instalados – ainda bem que a maioria deles pode ser removida.

Outra função bem prática para o dia a dia é a “Tela Edge”. Ela funciona como uma pequena gaveta de aplicativos e pode ser acionada com um deslizar do dedo do canto direito da tela para o centro. Todos os programas que estão ali podem ser editados, ou seja, é possível manter apenas o que interessa.

Uma função disponível em poucos aparelhos e que pode agradar muitos usuários é a TV Digital. No Galaxy A51, é possível assistir a canais de sinal aberto usando o fone de ouvido como antena. O aplicativo para assistir à TV Digital funciona bem e tem até uma função que permite gravar o que está sendo reproduzido.