Em abril o Google liberou a todos os usuários do GMail o acesso a recursos avançados do Google Meet, como conferências com duração ilimitada, a criação de reuniões com até 250 participantes, streaming a até 100 mil usuários em um domínio e gravação de chamadas no Google Drive. Teoricamente, estes recursos estariam disponíveis até esta quarta-feira, 30 de setembro.

Ontem, reportamos que o Google não tinha intenções de estender o plano, e que a duração das chamadas para os usuários gratuitos seria novamente limitada a no máximo 60 minutos por chamada. Mas hoje a empresa mudou de idéia, e anunciou em seu blog que as chamadas continuarão tendo duração ‘ilimitada’ até 31 de março de 2021.

Tecnicamente há um limite de duração, de 24 horas por chamada, mas é pouco provável que um usuário comum o atinja. Segundo a empresa: “enquanto contemplamos uma temporada de festas com menos viagens e eventos importantes como reuniões familiares, encontros de pais e mestres e casamentos acontecendo através de vídeo, queremos continuar ajudando nos próximos meses aqueles que dependem do Meet para se manter em contato. Como sinal de nosso empenho, estamos anunciando que continuaremos a oferecer chamadas ilimitadas (até 24 horas) na versão gratuita do Meet até 31 de março de 2021, para todos os que tem uma conta no GMail”.

publicidade

Evolução rápida

Desde o início da pandemia o Google fez uma série de mudanças no Meet, que originalmente era voltado a usuários corporativos, para torná-lo mais competitivo com concorrentes como o Zoom. O serviço foi integrado ao GMail em maio deste ano, e em julho o Google adicionou a capacidade de limitar o acesso de anônimos a chamadas, evitando que “penetras” perturbem reuniões.

O serviço também ganhou recursos úteis para professores e alunos, como a capacidade de mostrar na tela até 49 participantes em uma chamada, de “levantar a mão” para perguntar uma questão e um quadro branco virtual e colaborativo. Por fim, em agosto passou a ser possível transmitir reuniões para a TV usando um Chromecast.

Fonte: Google