O Facebook anunciou, nesta terça-feira (29), uma nova ferramenta para aumentar a integração entre os aplicativos do grupo. Chamada Accounts Center, a opção vai permitir que os usuários sincronizem informações e comandos entre suas contas no Instagram, Messenger e, claro, Facebook.           

Será possível, por exemplo, fazer um login único nos três aplicativos, sincronizar foto de perfil e descrição, além de postar fotos e stories simultaneamente – o que não é bem uma novidade. 

Um recurso interessante, mas que levará alguns meses para ser incorporado à ferramenta, é o gerenciamento unificado do Facebook Pay. Com ele, os usuários poderão inserir seus dados de pagamento apenas uma vez e usá-los nas três plataformas.

Reprodução

publicidade

 

Accounts Center chega com a premissa de sincronizar a experiência entre os apps pertencentes ao Facebook. Imagem: Divulgação/Facebook

Com previsão para acontecer até o fim do ano, a inclusão do Facebook Pay no Accounts Center é estratégica. Ultimamente, a companhia de Mark Zuckerberg vem investindo na usabilidade de seus aplicativos para fazer compras e doações. Uma ferramenta que simplifique o pagamento, então, vem em hora oportuna para popularizar as abas Facebook Shops e Instagram Shopping

“Mudar de aplicativo para postar o mesmo conteúdo ou inserir informações de cartão de crédito dezenas de vezes é uma dor”, afirma a empresa em seu blog oficial. “Queremos tornar isso mais fácil e, ao mesmo tempo, oferecer melhores controles para gerenciar sua experiência”. 

De acordo com o anúncio, as contas sincronizadas não necessariamente terão de exibir a mesma identidade. Será possível integrar uma conta pessoal no Facebook com uma profissional de loja ou artista no Instagram, por exemplo, ou vice-versa. 

É válido observar que a nova ferramenta chega no momento em que o Facebook enfrenta críticas sobre o modo como administra os dados das contas, e pode acabar se tornando mais um argumento para aqueles que pressionam a plataforma. Ao anunciar o recurso em seu blog, a companhia deixou claro que os aplicativos do grupo trocam informações entre si para personalizar a experiência dos usuários. 

“Usamos informações em nossos aplicativos para personalizar sua experiência e mostrar conteúdo mais relevante, incluindo anúncios. Configurar e usar a central de contas não mudará isso”, escreveu o Facebook.

Via: Tech Crunch