Todo mundo tem um jogo no qual dedicou incontáveis horas de diversão. Geralmente é possível salvar seu progresso para continuar depois, e o que poderia ser melhor que continuar seu game em um console da nova geração? Proprietários de PS4 e Xbox One anseiam por isso, mas nem todos vão ficar felizes. Isso porque, de acordo com o jornal The Washington Post, os dados salvos no PlayStation 4 não serão transportados para o PlayStation 5.

Os desenvolvedores de “Yakuza: Like a Dragon” foram os primeiros a anunciar o fato. Entretanto, o jornalista Gene Park afirma que esse pode ser o caso de muitos outros títulos da geração atual que serão atualizados para o novo console da Sony. Park diz ter ouvido de “muitos desenvolvedores diferentes que o salvamento do PS4 não funciona com o PS5.

publicidade

O Xbox Series X parece trazer seus arquivos salvos com você”. Segundo Park, não é uma questão sobre compatibilidade entre as versões, e sim sobre atualizações dos jogos entre gerações, como em “Yakuza” e “Marvel’s Spider Man: Miles Morales“.

publicidade

Essa fala de Park é direcionada a jogos de PS4 para os quais você receberá uma atualização gratuita para PS5, e não sobre aqueles jogáveis por retrocompatibilidade. Dentre eles, estão grandes títulos, como “Cyberpunk 2077“, “Watch Dogs Legion” e “Call of Duty: Black Ops Cold War”. Se isso for verdade, significa que você precisará jogar tudo de novo e refazer a campanha até o ponto onde parou, mesmo que ele esteja quase no fim da história.

Um exemplo dessa situação é “Assassin’s Creed Valhalla“. O game será lançado para PS4 apenas dois dias antes do lançamento do PlayStation 5 nos Estados Unidos, levantando dúvidas: quem escolher comprar a versão de PS4 e atualizá-la poucas semanas depois, poderá continuar de onde parou ou será obrigado a recomeçar do zero? E se um jogador zerar a campanha de “Cyberpunk 2077” no PS4 e quiser jogar a DLC no PS5, o que acontece? Eles terão seu personagem com nível alto ou precisarão fazer tudo outra vez?

publicidade

Claro, essa é uma informação preliminar, que ainda não foi confirmada (ou negada) por quase ninguém. Como citado anteriormente, os desenvolvedores de “Yakuza: Like a Dragon” já afirmaram que esse é o caso de seu jogo, o que gera preocupação entre os jogadores. O mesmo acontecerá com “Maneater”.

publicidade

Do outro lado da moeda, o diretor da comunidade da Insomniac Games, James Stevenson, confirmou em seu Twitter que, ao menos no game do Homem-Aranha, seu save do PS4 migrará para o PS5 caso você utilize o upgrade gratuito para a nova geração.

Essa situação sugere que o salvamento cruzado não foi exigido pela Sony, o que levou alguns desenvolvedores a simplesmente não incluir o recurso. Só podemos torcer para que a empresa tenha alguma carta na manga para converter saves de PS4 para o PS5, porque não deve demorar muito para isso se tornar um problema.

Via: Push Square