Junto dos novos celulares da linha Pixel, do Nest Audio e um Chromecast atualizado, o Google também anunciou novidades de software. Um dos apps mais importantes da empresa, o Google Fotos, está recebendo uma atualização com uma série de novos recursos para o tratamento de imagens.

O destaque fica para uma nova função chamada Portrait Light. Ela permite ajustar a iluminação de uma foto mesmo após o clique, permitindo replicar com software o efeito de uma fonte de luz externa. Assim, é possível modificar o ângulo de incidência no rosto de uma pessoa, ou mudar sua intensidade. Tudo isso pode ser feito mesmo após o clique, e com fotos tiradas muitos anos atrás.

No entanto, por enquanto, este novo recurso é uma exclusividade dos novos aparelhos da linha Pixel, o que limita a função aos modelos 4a 5G e 5. No entanto, o Google tem a tradição de introduzir recursos exclusivos aos seus celulares apenas temporariamente, o que provavelmente significa que no futuro a maioria dos aparelhos Android serão capazes de fazer uso do Portrait Light.

Para quem não tem o Pixel, o novo Fotos já traz uma série de novidades, mesmo sem o Portrait Light. O primeiro é que, ao fazer uma edição em uma foto, o aplicativo mostrará algumas sugestões de como fazer a foto melhorar com base em sua tecnologia de aprendizado de máquina, capaz de reconhecer com inteligência artificial pequenos ajustes que otimizem o resultado do clique.

publicidade

Quem não gostar da ideia de ter uma inteligência artificial dizendo como melhorar sua foto pode fazer ajustes manuais. O novo Fotos traz uma série de configurações granulares que permitem alterar elementos como contraste e brilho. Novamente, todos os ajustes podem ser feitos após a foto, mesmo se ela foi capturada há vários anos.