Recentemente, ao liberar um recurso que permite postar tuítes com mensagens de voz, o Twitter foi criticado por não incluir opções de acessibilidade. Agora, a empresa informa que vai adicionar transcrições de áudio em texto para promover inclusão em sua plataforma.

Quando os tuítes por voz chegaram como parte de uma fase de testes, muitos apontaram que a opção de gerar legendas automaticamente deveria ter sido implementada. Em sua defesa, o Twitter admitiu que não tinha uma equipe de acessibilidade dedicada, por isso a funcionalidade não estava disponível.

publicidade

Reprodução

Twitter foi criticado após implementar recurso de mensagens de voz e não promover acessibilidade com um gerador de legendas automático. Foto: OverHope.STP/ Shutterstock

publicidade

Para contornar isso, a rede social criou duas equipes com seus funcionários para que se dediquem à acessibilidade na plataforma. Como resultado, o Twitter revelou que a função de legendas automáticas em áudios e vídeos deve chegar no início de 2021.

Tuíte de áudio no Android

Além disso, a empresa revela que expandiu a funcionalidade para mais usuários do sistema operacional iOS com o objetivo de entender como as pessoas usam a novidade. No entanto, os usuários de Android deverão esperar um pouco mais para usar o recurso, já que a empresa disse que não deve lançá-lo para outras plataformas, incluindo o sistema do Google e a versão de computador, até o próximo ano.

publicidade

Áudio por mensagem privada

Outra novidade da rede social é a adição de um recurso que permite enviar mensagens de áudio por mensagem privada. As populares “DMs” (direct messages, no nome oficial em inglês) por voz foram inauguradas no Brasil como um teste de campo antes de serem distribuídas a outros países no mundo.

A informação foi dada por Alex Ackerman-Greenberg, que confidenciou ao site americano The Verge que o recurso chegaria por aqui “logo”, mas sem necessariamente se comprometer com uma data. Mais além, o executivo conversou com o The Verge por meio de um áudio enviado via DM. Entretanto, pelo blog oficial, o Twitter confirmou que a ferramenta está disponível para usuários brasileiros desde o último dia 28 – com a ressalva de que, embora todos possam ouvir as mensagens, a gravação de áudio só poderá ser feita por dispositivos iOS. O perfil também divulgou a novidade em um tuíte, logo abaixo:

publicidade

“Nós sabemos que as pessoas querem mais opções para poderem se expressar nas conversas via Twitter — tanto publicamente como em caráter privado”, disse Ackerman-Greenberg. Segundo as informações divulgadas, a função é bem “crua”, apresentando apenas um botão para reprodução do áudio recebido, com a imagem de perfil de quem o mandou alinhada no canto da janela. Há também um botão para denunciar a mensagem, para o caso de alguém tentar veicular conteúdos abusivos – algo com que o Twitter luta quase que diariamente.

Via: Engadget