A Área 120, incubadora interna do Google, anunciou o lançamento do Tables, uma nova ferramenta de organização de fluxo de trabalho e gestão de projetos que deve bater de frente com Trello, Asana, Airtable e outras do gênero.

O planejador do Google possibilita que os membros de um projeto organizem todas as tarefas relacionadas a ele em um quadro branco virtual e personalizem sua interface da maneira como preferirem. Até aí nada de novo né?!

Mas, o que o Google Tables traz de diferente mesmo é a capacidade de interagir com outros produtos da casa-mãe, como o Google Groups e o Google Sheet. Além disso, a ferramenta consegue detectar, sem intervenção manual do usuário, o andamento de um projeto facilitando o trabalho de agendamento de lembretes por e-mail com base em datas de entrega, reatribuindo tarefas com base na disponibilidade. Ele pode até enviar mensagens para uma sala de bate-papo, caso algum problema urgente apareça.

O acesso a essa ferramenta será gratuito, embora haja também um plano pago com alguns recursos adicionais. Infelizmente, por enquanto, o Tables está disponível só para usuários dos Estados Unidos.