O Google lança, nesta quinta-feira (1º), a ferramenta “Destaques” focada em apoiar o jornalismo. Conhecida também por ‘News Showcase’, a iniciativa prevê o investimento global de US$ 1 bilhão em veículos jornalísticos ao longo de três anos. Os veículos serão responsáveis por criar e selecionar o conteúdo, e o Google fará o licenciamento e distribuição das publicações.

O lançamento tem aproximadamente 200 veículos parceiros do Brasil, Argentina, Canadá, Alemanha, Reino Unido e Austrália. Entre eles, há os veículos Estadão, Folha de S.Paulo, Revista Piauí, Band, Abril, SBT News, UOL, NSC Total, Folha de Pernambuco, Gazeta do Povo, O Dia e outros. O número de veículos parceiros deverá aumentar assim que o Destaques for expandido para mais regiões. Índia, Bélgica e Holanda já estão na lista de espera.

publicidade

Como usar o Google Destaques

Google/Reprodução

Iniciativa do Google vai investir US$ 1 bilhão no jornalismo mundial e licenciará publicações com paywall. Imagem: Google/Divulgação

publicidade

A partir de hoje, usuários do Android já poderão encontrar a novidade no Google Notícias. Assim, o usuário não precisará instalar nenhum outro app adicional. Em breve, cita em comunicado, “o produto estará disponível também no Google Notícias para iOS, e mais adiante chegará ao Google Discover e à Busca.” A estreia acontece no Brasil e Alemanha, e em breve será feita nos outros países.

O Google diz que o “Destaques” é diferente dos outros produtos porque funciona a partir das escolhas editoriais. Desta forma, o conteúdo acessado pelos leitores deverá passar por uma curadoria antes de ser listado. As publicações darão detalhes e contexto sobre as notícias, ou então uma entrevista sobre o assunto que estiver sendo propagado, por exemplo. O Google chama essas publicações de “painéis”.

publicidade

“O objetivo dos painéis é representar a marca individual de cada veículo dentro dos produtos Google, para que o leitor reconheça mais facilmente o valor e o ponto de vista de cada publicação sobre os principais acontecimentos da atualidade”, diz o comunicado da empresa.

Eles serão exibidos em feeds e o leitor poderá “seguir” publicações. No “Destaques”, os veículos também poderão retirar a necessidade de paywall das publicações. 

publicidade