Enquanto lida com os problemas de horas extras excessivas revelados ontem (30), a publisher polonesa CD Projekt Red lançou um novo comercial para divulgar seu próximo jogo, Cyberpunk 2077, com previsão de chegada para 19 de novembro de 2020.

O vídeo, intitulado “Seize the Day” (“Aproveite o dia”, na tradução literal) é estrelado pelo ator Keanu Reeves, que, no jogo, interpretará o personagem Johnny Silverhand. O novo comercial dura cerca de 30 segundos e ressalta as capacidades de customização mais avançadas do jogo – com a música “Bad Guy”, de Billie Eilish, tocando ao fundo. Veja o material logo abaixo:

publicidade

Em Cyberpunk 2077, você dará vida a “V”, um mercenário cujo sexo, tipo e cor de cabelo, roupas, voz, atributos físicos e até mesmo a genitália poderão ser customizados em diversos recursos de personalização. O jogo progride em uma perspectiva de primeira pessoa e traz elementos de tiro e RPG, com pontos de experiência fazendo seu personagem – um ciborgue – subir de nível e implementar novos recursos tecnológicos em seu próprio corpo. Tudo isso para encarar os muitos perigos de Night City, uma metrópole futurista fictícia e dominada por gangues e corporações que brigam por poder.

publicidade

Trabalho exaustivo

O jogo envolveu-se em uma controvérsia recentemente, com uma reportagem da agência de notícias Bloomberg revelando que a CD Projekt Red instituiu horas extras obrigatórias no intuito de polir e eliminar alguns erros e bugs. Segundo a fonte da agência, que pediu pelo anonimato, toda a equipe está trabalhando cinco dias por semana, mais um dia do final de semana, com alguns dizendo que isso já dura um ano. A prática é conhecida na indústria como “crunch” e é amplamente criticada.

O problema é que, em 2019, o co-CEO da produtora polonesa afirmou, em entrevista ao blog norte-americano Kotaku, que o “crunch” não faria parte do desenvolvimento de Cyberpunk 2077, que já teve seu lançamento adiado em duas ocasiões. A matéria da Bloomberg causou alvoroço entre fãs e especialistas, que argumentam que seria preferível um novo adiamento a forçar colaboradores a trabalhar além do que seus limites permitem.

publicidade

Até o momento, a CD Projekt Red não se manifestou sobre a reportagem.

Reprodução

publicidade

Keanu Reeves emprestou sua voz e rosto para viver o personagem Johnny Silverhand em Cyberpunk 2077. Imagem: CD Projekt Red/Divulgação

Cyberpunk 2077 chegará para a geração atual em novembro, mas outras plataformas ainda receberão o jogo: até o final de 2020 ele está prometido para o Google Stadia, e em 2021, serão lançadas tanto as versões nativas para PlayStation 5 e Xbox Series S/X, como o upgrade gratuito para quem comprou a versão para PS4 e Xbox One.