A montadora chinesa Human Horizons apresentou durante o evento 2020 Beijing Auto Show o HiPhi X, um SUV elétrico de luxo.

Uma das características mais curiosa do veículo são as portas traseiras, que se dividem em duas partes. A metade inferior abre “para fora”, como uma porta comum, e a metade superior abre “para cima”, como as portas “asa de gaivota” do Tesla Model X. Além disso, é possível abrir a metade superior enquanto a inferior está trancada, criando uma espécie de conversível.

No interior o motorista tem à disposição uma tela LCD com instrumentos, e à direita um tablet para controle dos sistemas de navegação, informação e entretenimento. Os bancos traseiros são reclináveis, e entre eles há um console central onde ficam duas mesinhas retráteis e um compartimento para gelar uma garrafa de champagne, além de duas taças de cristal.

O carro é equipado com uma inteligência artificial chamada HiPhiGo, que foi desenvolvida em colaboração com a Microsoft. O veículo também terá a capacidade de direção autônoma Nível 3 de fábrica, também conhecida como “eyes off”. Isso significa que o motorista não precisa prestar atenção na estrada e pode bater um papo no WeChat ou assistir a um filme sem risco.

publicidade

O HiPhiX estará disponível em pequena escala no final deste ano, com produção em larga escala em 2021. O preço é condizente com tanta sofisticação: cerca de US$ 120 mil.