O Banco Central iniciou nesta segunda-feira (5) o cadastramento das chaves do sistema de pagamentos instantâneos PIX. Elas correspondem aos dados que associam um usuário a uma conta bancária ou carteira digital de uma instituição financeira.

As informações podem ser o e-mail, número de celular, CPF ou CNPJ, ou uma chave aleatória. Os cadastros facilitarão o recebimento de transferências instantâneas, uma vez que o pagador poderá executar uma transação informando apenas uma das chaves do recebedor, sem a necessidade de inserir dados bancários.

O Santander, por exemplo, é um destes bancos, que já permite que seus clientes registrem uma chave do PIX para começar a fazer pagamentos deste tipo. A seguir, confira como cadastrar a chave do PIX no app do Santander.

Como cadastrar a chave do PIX no Santander pelo celular

O processo para cadastrar a chave do PIX no Santander pelo celular é bem simples, sendo que tudo é feito através do principal aplicativo do banco disponível para Android e iOS (sistema do iPhone). Confira o passo a passo:

publicidade

1. Acesse a Google Play ou a App Store e atualize o aplicativo do Santander para a última versão disponível;

2. Abra o aplicativo e realize o login em sua conta;

3. Já na tela principal, abra o Menu Lateral (os três traços no canto superior direito) e escolha a opção “PIX” e em seguida “Minhas chaves”

Santander/Reprodução

Santander/Reprodução

4. No menu seguinte você deve incluir seus dados para associar sua conta à uma chave de identificação. Os dados incluem CPF, e-mail e número do celular com DDD;

Santander/Reprodução

Santander/Reprodução 

5. Confira se os dados exibidos estão corretos e, estando de acordo com a divulgação dos dados para que PIX sejam realizados, clique em “Continuar”; 

Santander/Reprodução

6. Aguarde a confirmação de que o processo foi realizado com sucesso.

Santander/Reprodução

Santander/Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como cadastrar a chave do PIX no Santander pelo celular.