Anunciado no início do ano e aprovado pelo Banco Central (BC) em agosto, o PIX terá o início de seus primeiros testes nesta segunda-feira (5). Agora, já é possível registrar as chaves digitais de endereçamento para fazer ou receber pagamentos em mais de 640 instituições financeiras.

Para fazer esse cadastro, é necessário acessar o aplicativo do banco no qual possui conta, inclusive os digitais, e fazer o registro. É possível vincular a conta em três informações: número do celular, e-mail ou CPF/CNPJ. Segundo o BC, estas chaves são um “método fácil e ágil” de identificação do recebedor e, com elas, não será necessário inserir dados como número da agência e da conta para fazer uma transferência.

ReproduçãoCom o PIX, será possível fazer pagamentos e transferências por meio de QR Code. Foto: Sasin Paraksa/Shutterstock

Esta etapa estava prevista para iniciar apenas em 3 de novembro. Porém, foi antecipada para que clientes e instituições tenham mais tempo de familiarização com o sistema. Neste período, a participação dos bancos e dos pagamentos no registro de chaves acontecem de forma facultativa.

publicidade

Funcionamento do PIX

O PIX vai funcionar 24 horas por dia e vai diminuir para 10 segundos o tempo de liquidação de pagamentos entre estabelecimentos com conta em instituições financeiras diferentes. A transação pode ser feita por meio de QR Code ou pelas chaves cadastradas.

A ferramenta vai garantir mais agilidade se comparadas aos sistemas atuais. A transferência Eletrônica Disponível (TED), por exemplo, leva até duas horas para ser liquidada, enquanto o Documento de Ordem de Crédito (DOC) é liquidado apenas no próximo dia útil. Para as empresas, a grande vantagem é que o consumidor não precisa ter conta em banco nem cartão de débito ou crédito. Basta abastecer a carteira digital do PIX e enviar ou receber o dinheiro.

A abertura do processo de registro das chaves é o primeiro passo para o funcionamento do programa. A partir de 3 de novembro, a operação do PIX será iniciada de forma restrita. Em 16 de novembro, acontece o lançamento oficial, e todos que estiverem cadastrados poderão utilizar o serviço.

Via: Agência Brasil