A câmera full-frame Zeiss ZX1, da popular fabricante de sensores Zeiss, teve sua pré-venda iniciada no último fim de semana. Iniciada pela loja ‘B&H’, dos Estados Unidos, a câmera tem preço estipulado de US$ 6 mil, ou cerca de R$ 33 mil em conversão direta. O grande destaque é que ela traz o Android como sistema operacional e promete melhor eficiência.

O anúncio da Zeiss ZX1 foi feito em setembro de 2018, enquanto o lançamento era esperado para acontecer no começo de 2019. No entanto, de lá para cá, a empresa não vinha se pronunciando quanto ao dispositivo. Essa não é a primeira câmera com Android, mas traz bons recursos, como compatibilidade com o software Lightroom CC, da Adobe.

publicidade

Reprodução

Nova câmera Zeiss ZX1 traz o software Lightroom CC, da Adobe, para que fotografias sejam editadas e compartilhadas rapidamente. Imagem: Zeiss/Reprodução

publicidade

Assim, o usuário pode fotografar e fazer edições diretamente pela câmera. Ela conta com uma tela LCD de 4,3 polegadas touchscreen com resolução de 1280 x 720 pixels. No vídeo de apresentação, publicado há dois anos, é possível ver que há como ajustar a exposição, contraste, luminosidade, sombras, tons brancos e pretos, direto do aplicativo.

Especificações da Zeiss ZX1

A bateria da nova câmera é de 3.190 mAh, enquanto o peso total do produto é de 837 gramas. Um detalhe bem importante é que ela traz um SSD de 512 GB instalado. A versão do Android que acompanha o dispositivo não foi informada, tampouco se haverá facilidade para instalar outros aplicativos de câmera e edição compatíveis com ela.

publicidade

A ZX1 traz um sensor de 37,4 MP com uma lente Distagon T (f/2) fixa de 35 mm. A câmera ainda possui conectividade Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.1 LE (Low Energy), NFC e porta USB-C para carregamento e transferência de arquivos.

publicidade

Outro destaque é que as imagens capturadas podem ser compartilhadas diretamente por e-mail ou outros aplicativos, como o Dropbox. Também é possível enviar os arquivos para outros dispositivos Android, como smartphones.

Essa é, basicamente, a proposta da nova câmera da Zeiss. Um dispositivo capaz de fotografar, filmar, editar e compartilhar imagens sem precisar de um segundo aparelho. A câmera ainda é capaz de gravar vídeos em 4K (3840 × 2160 pixels) e em Full HD (1920 x 1080p) com 60 fps.

Via: DP Review