Na última segunda-feira (5), o Banco Central iniciou o cadastramentos das chaves para o sistema de pagamentos instantâneos PIX. Elas representam os dados que associam um usuário a uma conta bancária ou carteira digital de uma instituição financeira.

As chaves podem ser o e-mail, número de celular, CPF ou CNPJ, ou ainda uma chave aleatória. Com o cadastro, será facilitado o recebimento de transferências instantâneas. Isso porque será necessário informar apenas uma das chaves do recebedor para executar uma transação, sem a necessidade dos dados bancários, como conta e agência.

O Banco do Brasil é um dos bancos que já permite que os clientes registram as chaves do PIX. Seu uso, porém, só será iniciado em novembro. Confira abaixo como cadastrar as chaves do PIX no app do Banco do Brasil.

Como cadastrar a chave do PIX no BB pelo celular

Para iniciar o processo, é necessário ter o aplicativo do banco no seu smartphone. Ele está disponível tanto em Android quanto em iOS. Depois do download, é bastante simples:

publicidade

1. Se você já tiver o app baixado, confira na Google Play ou na App Store se ele está atualizado. Caso seja necessário, realize a atualização;

2. Abra o aplicativo e realize o login na sua conta;

3. Na tela principal, acesse a opção do PIX nos atalhos no centro da tela;

Reprodução

4. Em seguida, selecione a opção “Cadastrar chave”;

Reprodução

5. Neste menu, é possível escolher qual tipo de chave você deseja cadastrar. Selecione uma e clique em “Avançar”;

Reprodução

6. Se a opção escolhida for CPF, e-mail ou o número do celular, basta escolher em qual conta BB deseja cadastrar a chave;

Reprodução

7. Caso tenha escolhido adicionar outra chave PIX é possível selecionar “Número de telefone celular”, “e-mail”, “CPF” e “chave aleatória”. Escolhendo uma das três primeiras opções, basta colocar o dado, clicar em “Avançar” e escolher qual conta BB deseja cadastrar a chave;

Reprodução

8. Caso a opção escolhida seja “Chave aleatória”, será necessário criar um “Apelido de chave aleatória”. Ao clicar em “Avançar”, um conjunto de números, letras e símbolos será determinado pelo Banco Central. Depois, basta escolher em qual conta BB deseja cadastrar a chave.

Reprodução

Ainda é possível acessar o “Minhas chaves” no passo 4 deste tutorial e ver quais chaves estão cadastradas. Pronto! Agora é só esperar o uso do PIX ser liberado oficialmente para fazer suas transferências.