Nesta terça-feira (6), a Samsung abriu para todos usuários o primeiro beta público do novo Android 11 e da One UI 3.0, interface proprietária da fabricante. Neste momento, o firmware foi disponibilizado apenas para os smartphones Galaxy S20, Galaxy S20 Plus e Galaxy S20 Ultra.

O beta do Android 11 e da One UI 3.0 havia sido disponibilizado apenas para desenvolvedores na Coreia do Sul e nos Estados Unidos. A Samsung não divulgou uma data para que os recém-lançados Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra também façam parte do programa beta de software.

publicidade

Também fica de fora o Galaxy S20 FE (Fan Edition), que traz uma série de recursos da linha por um preço mais acessível. Outros como o Galaxy S10, S10 Plus e S10e – tampouco o S10 Lite ou Note 10 Lite – também não foram citados pela empresa.

Neste momento, o beta público da Samsung está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido, Coreia do Sul, Polônia, Alemanha, China e Índia. Em breve, mais países deverão receber o programa.

publicidade

Samsung/Reprodução

Banner divulgado pela Samsung confirma que, por enquanto, apenas três smartphones da linha Galaxy S20 são compatíveis com o beta. Imagem: Samsung/Reprodução

publicidade

Melhor não se empolgar tanto

Os detalhes para inscrição no programa foram divulgados no próprio fórum da Samsung. A empresa informa que “apenas um pequeno número de pessoas pode participar” neste primeiro momento. No futuro, o número de pessoas deverá aumentar, mas uma data para o “segundo lote” de inscrições não foi divulgada.

publicidade

Assim como em todos os programas beta, há uma série de riscos que o usuário precisa compreender antes de participar. O mais comum é a incompatibilidade de aplicativos. A Samsung até destaca uma lista de apps que ainda não funcionam na nova versão, além de informar as mudanças e correções feitas a cada atualização.

A companhia também aponta que o “software beta é apenas para fins de teste e pode apresentar bugs e erros”. Sobre as funcionalidades que são adiantadas pelo beta, ela diz que “alguns recursos do software podem estar incompletos ou ausentes”. As atualizações ficam a critério do usuário. O recomendado, porém, é não atualizar dispositivos pessoais e imprescindíveis para versões beta.