O Google Chrome é um dos navegadores mais populares que é utilizado nos PCs e celulares devido a sua grande quantidade de recursos. Já para se manter uma opção viável e segura, o browser recebe atualizações constantes, que as vezes vem até mesmo com alguns recursos escondidos para serem ativados manualmente.

Já nesta semana, o Chrome chegou a sua versão de número 86, que está com poucas novidades, mas ainda assim se mostra interessante. Para você saber o que tem de novo nesta versão do navegador, o Olhar Digital separou quais as principais novidades do Chrome 86. Confira!

publicidade

Importante

O Chrome 86 para Android ainda está sendo liberado aos poucos para os usuários via Google Play. Caso essa versão ainda não esteja aparecendo, você pode fazer a instalação manual da nova versão do Chrome através de seu APK, que está disponível no APKMirror.

Verificar senhas comprometidas

O Chrome tem investido bastante nos últimos tempos para que seus usuários acabem utilizando senhas seguras para acessar seus sites. Já em sua versão 86, o aplicativo para Android e iOS recebeu um recurso que permite verificar se as senhas que estão salvas no navegador foram ou não comprometidas.

publicidade

Reprodução

Este recurso, vale notar, já estava presente na versão do Chrome para computadores faz algum tempo. Além disto, também é necessário dizer que esta função, por enquanto, não vem habilitada por padrão nesta versão do navegador para Android e iOS (sistema do iPhone), mas você pode saber como ativá-la com este tutorial do Olhar Digital.

publicidade

Menor consumo de memória RAM e CPU

Uma das principais reclamações dos usuários do Chrome fica por conta de seu alto consumo de memória RAM, um problema que se agrava ao deixar muitas abas abertas simultaneamente. Prevista para vir na versão 85, mas só disponível agora na versão 86, a função “Background Tab Throttling” promete diminuir o uso de memória do navegador.

O recurso em si faz com que abas que não tenham sido abertas nos últimos 5 minutos passem a usar no máximo 1% de processamento de sua CPU. Ainda para evitar problemas nos sites abertos, esta nova função permite que as abas neste estado sejam “acordadas” uma vez por minuto.

publicidade

Aviso de formulários inseguros

Para navegar com mais segurança na internet, o protocolo HTTPS está cada vez mais sendo adotado por diversos sites. Ainda assim, alguns sites menores ainda contam com o protocolo HTTP e podem não oferecer uma segurança muito boa, por exemplo, na hora de preencher um formulário.

Reprodução

Assim, na versão 86 do Chrome, ao estar digitando em um formulário não seguro, você verá um aviso em vermelho informando que o recurso “autocompletar” foi desabilitado.

Novos ícones para o menu no Android

Apesar de oferecer um visual prático, muita gente ainda sente falta de ícones para indicar o que cada função faz no Chrome. Para mudar isso, ao menos na versão do Android, o Chrome ganhou novos ícones para o seu menu principal ficar mais elegante.

Reprodução

Já a má notícia é que estes novos ícones precisam ser habilitados manualmente para aparecerem, mas o processo para isso é bem simples, uma vez que basta ativar uma “flag” no navegador.

Outras mudanças

Além dessas novidades listadas acima, o Chrome 86 também melhorou a forma de destacar links e textos em que você clicou e trouxe mais alguns recursos para desenvolvedores. Por sua vez, no Chrome OS, os ícones de aplicativos e PWAs instalados também estão com um visual mais uniforme.