A Microsoft e a HP se uniram para resolver um problema com a bateria de notebooks da HP. Para isso, uma nova atualização do Windows 10, que altera a configuração do HP Battery Health Manager no BIOS em sistemas nos quais ele está desabilitado, foi lançada nesta quinta-feira (8).

A atualização, KB4583263, foi lançada por meio do Windows Update e do Catálogo do Microsoft Update. O recurso Battery Health Manager ajuda a moderar como os notebooks empresariais da HP carregam suas baterias de íons de lítio.

A alteração no Windows 10 muda a configuração do BIOS do HP Battery Health Manager, recurso presente em inúmeros computadores EliteBook, ProBook, Zbook e conversíveis para empresas. O recurso foi projetado para evitar um alto estado de carga, que pode acelerar o inchaço da bateria e o envelhecimento químico. A HP recomenda que notebooks com a bateria inchada não sejam usados até que a bateria seja substituída.

O Battery Health Manager da HP foi lançado originalmente no fim de 2018, mas naquela época os usuários precisavam ajustar manualmente a configuração para “Permitir que a HP gerencie a saúde da minha bateria”. Na versão mais recente da ferramenta, essa configuração vem ativada por padrão, substituindo o padrão anterior “Maximizar a duração da bateria”. O novo padrão muda dinamicamente a forma como o sistema carrega a bateria com base nas condições de uso ao longo do tempo.

publicidade

Reprodução

Problemas na bateria de notebooks HP foram corrigidos na última atualização de sistema. Imagem: Anthony Rosenberg/iStock

A HP tem trabalhado com a Microsoft para garantir que essa configuração seja ativada automaticamente após a instalação da atualização. “Como os padrões de uso de notebooks empresariais mudaram com o tempo, a HP atualizou o HP Battery Health Manager com novos e aprimorados algoritmos de carregamento”, explica a HP. “Isso o torna mais eficaz na redução dos fatores que podem acelerar o inchaço da bateria e o envelhecimento químico”.

Em uma nota de suporte, a Microsoft explica que está trabalhando em conjunto com a HP para “distribuir uma solução para ajudar a resolver um problema de definição de configuração no HP Battery Health Manager em determinados notebooks empresariais da HP que podem afetar a vida útil e o desempenho da bateria”.

Proprietários de notebooks da HP não precisarão reiniciar o dispositivo para que a atualização passe a funcionar; ela terá efeito imediato.

Via: ZDNet