Utilizar o celular durante o dia a dia para diversas tarefas já é comum para muitos. Há, porém, quem use o smartphone mais do que deveria e precise de uma forma de se lembrar que é hora de parar de usá-lo para descansar.

Para isso, o Google tem no aplicativo “Relógio” a função “hora de dormir”. Ela já estava presente no “Bem-estar Digital” do Android, mas requeria que o sistema estivesse na versão 10 ou superior.

publicidade

Importante

Para que a função “hora de dormir” do “Relógio” do Google funcione, não é necessário ter o “Bem-estar Digital” no aparelho. O único requerimento é que o celular tenha Android 6.0 ou superior.

publicidade

O processo para ativar o recurso é bem simples e requer apenas uma pequena configuração no aplicativo.

Acesse a Google Play e baixe o aplicativo “Relógio” do Google. Se já o tiver instalado, atualize-o para a versão mais recente.

publicidade

Abra o aplicativo normalmente e, na parte inferior, toque em “Dormir”.

Na nova guia, toque em “Iniciar” e defina o horário para acordar. Escolha também os dias em que segue esse horário.

publicidade

Depois dessa etapa, defina como o celular deve se comportar nesse momento. É possível até pedir para que uma rotina do Google Assistente seja executada. Toque em “Próxima”.

Na nova tela, selecione qual será o “horário de dormir” e em que dias da semana ele deve ser aplicado.

Agora, é preciso definir se deseja um lembrete e o que acontece quando chega a “hora de dormir”. Por padrão, o Google “Relógio” deixa as telas do sistema sem cor em uma escala de cinza. Além disso, é possível pedir que o sistema ative o modo “Não perturbe” do celular para silenciar notificações e outros itens que possam incomodar durante o descanso. De volta à tela anterior, clique em “Concluído”.

Com esses passos, o “hora de dormir” já está configurado e pronto para ser usado, mas ele tem ainda mais um recurso interessante. Para ajudá-lo a pegar no sono, você pode escolher que o “Relógio” do Google reproduza sons relaxantes.

Pronto! A nova função do “Relógio” do Google já pode ser usada.