Desenvolvedora de um dos jogos mais populares da atualidade, a Roblox Corporation anunciou nesta segunda-feira (12) que entrou com pedido de abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) à SEC, órgão do governo dos EUA responsável pela regulamentação de empresas e negócios.

A criadora do fenômeno free-to-play Roblox não deu detalhes com relação à quantidade de ações que pretende comercializar na bolsa de valores, e disse que o pedido foi feito de forma “confidencial” e que o processo está “sujeito ao mercado e outras condições.”

Em fevereiro, a Roblox passou a valer US$ 4 bilhões após uma rodada de investimentos liderada pelo fundo de risco Andreessen Horowitz.

A empresa é vista com entusiasmo pelo mercado. Roblox, com seu modelo free-to-play, conseguiu atingir uma fatia imensa do mercado de celulares ao oferecer o mesmo game mesmo em dispositivos de baixo custo. O jogo conta com gráficos simples, mas conteúdo gerado por jogadores e constantes atualizações que mantém os gamers interessados em voltar a jogar. O jogo é um bom exemplo de como gráficos intensos não são fundamentais para o sucesso de um título.

publicidade

O sistema oferecido pela Roblox é bastante semelhante à App Store, da Apple. A plataforma oferece diversos jogos criados por desenvolvedores independentes. Muitos deles são gratuitos, com a geração de receita baseada apenas na compra de itens dentro dos jogos. Essa estratégia deu certo, fazendo com que a empresa registrasse uma média de mais de 10 milhões de usuários mensais em alguns dos games.

O pedido indica que o mercado de tecnologia e games volta a se aquecer após o período da pandemia do coronavírus – recentemente, a Unity Technologies, desenvolvedora de ferramentas para criação de games, também estreou na bolsa.

Via: TechCrunch