James Hobson, o youtuber conhecido como “Hacksmith”, conseguiu fazer algo que muitos fãs da franquia cinematográfica Star Wars apenas sonham: ele criou um sabre de luz, a icônica arma dos guerreiros Jedi, que atinge a temperatura de incríveis 4.000º F (Farenheit), ou, em uma conversão rápida, 2.204,44º C (Celsius) – o suficiente para cortar até mesmo placas grossas de metal.

No cânone criado por George Lucas, os sabres de luz emitem um laser derivado dos fictícios “Cristais Kyber”, responsáveis pelas capacidades de corte e ricocheteamento de lasers disparados por armas de soldados inimigos (que Hobson também criou, aliás). No caso da “invenção” do youtuber, ele contou com plasma e sua inteligência para operar um maquinário bem complexo.

O homem ainda apelou ao coração dos fãs da saga, citando projetos passados onde criou diversas versões de sabres de luz (incluindo o “sabre com guarda de mão” de Kylo Ren, na trilogia mais recente dos filmes) e até conduziu, junto de um amigo, uma “mini luta de sabres”. Tudo isso até chegar na versão final, que você vê logo abaixo:

publicidade

Segundo ele próprio explica no vídeo, Hobson usou eletroímãs de alta capacidade para produzir luz. Mais além, por um processo conhecido como “fluxo laminar”, ele conseguiu controlar o plasma para que ele tomasse a forma dos sabres de luz, adicionando ainda a capacidade de acioná-lo ou retraí-lo de forma controlada, mantendo o comprimento, duração e até podendo mudar de cor, tal qual as armas popularizadas pelos filmes ambientados “em uma galáxia muito, muito distante”.

Evidentemente, pelo plasma visto no vídeo ser uma emissão constante, o Hacksmith precisou de uma bateria que trabalhasse o tempo todo. Ela está na mochila que você vê no material que ele publicou em seu canal. Segundo ele, o processo todo torna o “sabre de luz real” capaz de cortar “a maioria das superfícies e objetos”, mas não como nos filmes: enquanto os guerreiros Jedi conseguem cortar tudo instantaneamente com suas espadas iluminadas, o projeto de Hobson exige que você segure e pressione a arma contra uma superfície.

Reprodução

James Hobson, o youtuber conhecido como “Hacksmith”: engenheiro criou versão real do sabre de luz de Star Wars e publicou vídeo em seu canal. Imagem: The Hacksmith/Reprodução

Essa ressalva, acredite se quiser, deixou Hobson descontente com os resultados, levando-o a criar um “dispositivo disparador de plasma” similar às pistolas e rifles usados pelos Stormtroopers nos filmes. E sim, este também pode atravessar metal.

É importante ressaltar que Hobson, formado em Engenharia de Sistemas Mecânicos pela Universidade de Conestoga, no Canadá, é um profissional graduado e capacitado para manusear toda essa tecnologia. Ele próprio ressalta que a “brincadeira” dele é extremamente perigosa nas mãos de quem não tem o conhecimento aplicado do material

Fonte: The Hacksmith, via YouTube