A esta altura, você já deve saber que o sintoma mais óbvio de Covid-19 é a perda de olfato e paladar. No entanto, ele pode ter efeito sobre outros sentidos, também. No Reino Unido, pesquisadores descreveram o primeiro caso conhecido de alguém que teve a sua audição afetada pelo coronavírus.

Em artigo publicado na revista científica BMJ Case Reports, pesquisadores da University College London descrevem a situação de um homem de 45 anos. Ele desenvolveu sintomas da Covid-19 e precisou de internação em UTI, recebendo esteroides e o antiviral remdesivir. Ele conseguiu se recuperar, mas, após uma semana após deixar o tratamento intensivo, desenvolveu problemas auditivos.

publicidade

Inicialmente, o paciente começou a ouvir um zumbido e, na sequência, perdeu a audição em seu ouvido esquerdo, o que não era um efeito colateral esperado de nenhum dos medicamentos ministrados ao paciente. Também não foi constatada nenhuma condição autoimune ou outra doença que já haviam demonstrado capacidade de gerar problemas de audição, como HIV e gripe.

Após análise, os médicos diagnosticaram a perda de audição neurossensorial, causada por dano ou inflamação ao ouvido interno ou no nervo ligado a ele. Com o uso de esteroides, a situação foi resolvida com sucesso parcial.

publicidade

Ainda não está claro como a Covid-19 pode afetar a capacidade auditiva de um paciente, mas Foteini Stefania Koumpa, coautor do estudo, tem algumas hipóteses. Uma delas é que o vírus realmente é capaz de invadir as células do sistema auditivo e destrui-las, ou pode causar uma resposta inflamatória com a liberação das citocinas, que podem ser tóxicas para o ouvido interno. Por este motivo, a recomendação é de que pacientes devem ser questionados sobre perda de audição durante internação.

O caso descrito no Reino Unido não é uma novidade, no entanto. Há vários relatos de perda de audição após a internação em decorrência da Covid-19. O site The Guardian contatou Kevin Munro, professor de audiologia na Universidade de Manchester, que não participou do estudo, mas já tem alguma experiência com avaliação de pacientes com Covid-19 com perda de capacidades auditivas. Sua equipe constatou que, de um grupo de 121 pacientes hospitalizados, 16 apresentaram algum problema auditivo em questionário após dois meses de alta.

publicidade

Munro, no entanto, também não sabe precisar a ligação da Covid-19 com problemas de audição, nem o quão recorrente são essas ocorrências. Ele aponta como possíveis causas o vírus, a resposta do sistema imunológico, os tratamentos ou até mesmo o stress causado pela doença.