Apesar de terem parado de fabricar TVs com suporte à tecnologia 3D, algumas empresas procuraram desenvolver alternativas para o futuro. Uma delas foi a Sony que criou o Spatial Reality Display, o SR Display.

Trata-se de uma tela que renderiza objetos 3D a partir de rastreamento ocular. Assim, não há a necessidade de usar óculos específicos ou dispositivos de realidade virtual.

publicidade

O preço do dispositivo é bem alto: são 5 mil dólares, algo como 28 mil reais. Isso deve deixá-lo restrito a usos profissionais específicos, já que o display precisa ser usado com um computador robusto que seja capaz de executar o algoritmo de renderização em tempo real corretamente.

A tecnologia inclui uma tela LCD 4K de 15,6 polegadas, um sensor de visão com alta velocidade que rastreia o movimento dos olhos e uma lente que fica sobre o LCD e divide a tela para que as imagens estereoscópicas fiquem separadas para cada olho.

publicidade

O SR Display será lançado oficialmente em novembro. A compra poderá ser feita diretamente no site da empresa e em alguns varejistas americanos.