A Nintendo processou e exigiu a retirada do ar o jogo ‘Zelda: The Missing Link’, uma produção de fãs da série, que conectava histórias de dois dos mais famosos jogos da saga. Os arquivos necessários para jogar o game estavam disponíveis no repositório Github.

Produzido por um grupo sem ligação oficial à Nintendo, o jogo conectava as histórias de ‘Ocarina of Time’ e ‘Majora’s Mask’, de 1998 e 2000, respectivamente. O argumento dos desenvolvedores é que existe uma lacuna entre as duas histórias, e que os fãs mereciam uma produção que cobrisse o espaço de tempo que não possui um jogo oficial.

publicidade

Assim surgiu ‘The Missing Link’, que conta uma história alternativa deste período. O jogo se tornou rapidamente um sucesso de crítica e também entre os fãs. No entanto, isso não impediu que a Nintendo se sentisse prejudicada pela produção.

Reprodução

publicidade

O jogo possui versões para diferentes consoles da Nintendo. Imagem: Reprodução/TorrentFreak

O departamento jurídico da empresa agiu rapidamente para retirar o jogo do ar, alegando que ele infringe propriedades intelectuais da empresa. “As obras protegidas por direitos autorais são os videogames da franquia de videogame The Legend of Zelda da Nintendo, incluindo, sem limitação, as obras audiovisuais, enredos, personagens e imagens em The Legend of Zelda: Ocarina of Time (US Copyright Reg. No. PA0000901848), The Legend of Zelda: Majora’s Mask (US Copyright Reg. No. PA0001940271), e outros”, alegou a empresa oficialmente.

publicidade

A argumentação oficial classificou a produção dos fãs como um uso indevido de material protegido por direitos autorais. “A Nintendo revisou o material relatado e não acredita que ele se qualifique como um uso justo do trabalho protegido por direitos autorais da Nintendo.”, afirmou.

Caça aos arquivos

Os arquivos do jogo, publicados originalmente no Github por seus produtores, não estão mais disponíveis. Agora, a página que abrigava os links para download foi retirada do ar, por conter “conteúdo protegido por direitos autorais”. No entanto, erradicar o jogo da web pode ser um trabalho difícil para a Nintendo: ainda é possível encontrar os arquivos do jogo em diversos outros locais da internet.

publicidade

Fonte: TorrentFreak