A Nasa alcançou nesta terça-feira (20) um feito importante. A agência espacial americana pousou a sonda Osiris-Rex no asteroide Bennu, o qual foi orbitado por um período de quase dois anos antes do pouso.

Apesar do sucesso, a ação não foi simples, porque, em uma escala astronômica, o asteroide Bennu é muito pequeno. Nas palavras da própria Nasa, o feito é equivalente a pousar uma van em um edifício do tamanho do Empire State, em Nova York. A superfície rochosa e irregular também se apresentava como um desafio grande nos momentos que antecederam o pouso, realizado na cratera chamada de Nightingale, escolhida por ser uma das poucas áreas limpas da superfície.

publicidade

A expectativa da Nasa com o pouso é permitir que a Osiris-Rex colete material da superfície de Bennu. Segundo a Nasa, o asteroide contém material do início do Sistema Solar, e pode representar uma verdadeira “cápsula do tempo” para compreender os precursores moleculares da vida e dos oceanos da Terra.

Apesar da demora para o pouso, o procedimento de coleta de amostras dura apenas alguns segundos. Daí vem o nome da estratégia utilizada: touch-and-go (TAG), algo como “tocar e partir”, em tradução livre. 

O principal atrativo de Bennu é que sua história remonta ao início da formação de nossa vizinhança cósmica, antes mesmo da formação do Sol. Acredita-se, inclusive, que ele já tenha sido um grande protoplaneta antes de colidir com outro asteroide. Espera-se que as rochas coletadas tragam mais evidências sobre o início do Sistema Solar.