EnglishPortugueseSpanish

Vazamento da Estação Espacial Internacional é desvendado

Redação 20 de outubro de 2020
publicidade

Um saquinho de chá serve apenas para fazer chá, certo? Mais ou menos! Cosmonautas russos a bordo da Estação Espacial Internacional usaram um saquinho de chá para identificar a origem de um vazamento de ar que preocupava as agências espaciais dos Estados Unidos e da Rússia.

Os tripulantes da Estação deixaram o saquinho de chá flutuando na câmara de transferência que leva ao módulo que apresentava defeito, o Zvezda. Eles fecharam as escotilhas e monitoraram o espaço com uma câmera de vídeo.

publicidade

A partir do movimento feito pelo saquinho de chá, eles encontraram a origem do problema. Isso porque o item foi influenciado pela corrente de ar e levou a marca na parede próxima ao módulo de comunicação. Ficou claro que se tratava de uma rachadura pela qual o ar estava escapando.

Segundo a agência espacial russa, a Roscosmos, os astronautas selaram o vazamento ontem com fita adesiva, enquanto trabalham em uma solução definitiva para o problema. Apesar do vazamento, os tripulantes da Estação Espacial Internacional não correm perigo.