O mecanismo de busca DuckDuckGo está implementando recursos para acirrar de vez a concorrência com a Google. Desde o começo de outubro, o buscador, que tem como foco a privacidade de seus usuários, está disponibilizando rotas de caminhada e direção ao seu serviço de mapeamento online, alimentados pela estrutura Mapkit JS da Apple.

O lançamento do recurso se torna um grande passo para a companhia — à medida que ganha cada vez mais adeptos — e acontece quase dois após a DuckDuckGo anunciar a migração para o Apple Maps para pesquisas relacionadas a mapas e endereços.

publicidade

Embora o buscador disponibilizasse as funções de direções desde 2016, o usuário precisava abrir serviços de terceiros (como Bing, Here, OpenStreetMap, entre outros) para concluir suas pesquisas.

Agora, o DuckDuckGo aproveita os recursos do Apple Maps para oferecer aos usuários uma visão geral da rota, distância e tempo estimado de viagens, diretamente de sua interface, impossibilitando coletas de dados e informações de outros aplicativos.

publicidade

Reprodução

Rotas e direções no serviço de mapeamento online do DuckDuckGo estão disponíveis desde o começo de outubro. Foto: DuckDuckGo/Reprodução

publicidade

Funcionalidade

Com o novo recurso, o DuckDuckGo não precisará abrir apps de terceiros para que rotas e tempo de viagem sejam fornecidas ao usuário. Contudo, o buscador ainda depende da Google, nos dispositivos Android.

A grande diferença é que a integração é feita dentro da interface da DuckDuckGo, e apenas em alguns casos. Um bom exemplo é para a utilização do mapa na versão expandida: nos dispositivos iOS, aparecerá uma opção “Navegar no Apple Maps”, enquanto nos dispositivos Android, o usuário poderá clicar em “Navegar no Maps App”.

publicidade

Importante frisar que nesta última opção, o DuckDuckGo deixa claro a coleta de dados do Google, mas garante o anonimato e segurança das atividades do usuário.

Reprodução

Integração com o Maps, da Google, é feita no próprio buscador da DuckDuckGo, impedindo que dados da localização sejam coletados. Foto: DuckDuckGo/Reprodução

Foco na privacidade continua

De acordo com a DuckDuckGo, as políticas de privacidade do usuário continuam sendo zeladas, mesmo com o novo recurso.

No caso de pesquisas relacionadas à localização, as informações enviadas serão isoladas de quaisquer dados pessoais encaminhados do navegador e descartadas após o uso, possibilitando uma espécie de “busca anônima”.

Via: VentureBeat