EnglishPortugueseSpanish

Lua, Saturno e Júpiter formam conjunção hoje no céu

Redação 22 de outubro de 2020
publicidade

Hoje, entre 19h e 20h, quem estiver em um local com céu limpo vai poder ver a Lua em conjunção com Júpiter e Saturno. Os três astros estarão altos no céu: Saturno à direita e acima da Lua, e Júpiter abaixo, também à direita. Olhe na direção norte e veja os dois planetas, que parecerão duas estrelas brilhantes.

A próxima chance de ver essa conjunção será em 21 de dezembro, quando ocorrerá a maior aproximação entre os três desde 1623. Nessa ocasião, Lua, Júpiter e Saturno estarão tão próximos que caberão todos no campo de visão de um telescópio e isso só se repetirá em 2080.

publicidade

Para saber em que direção olhar, é importante identificar os pontos cardeais. Para isso, um app pode ajudar. No iPhone, basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para o Android, uma boa opção é o “Apenas uma bússola”, que é simples, gratuito e não apresenta anúncios.

Outra opção é escolher um aplicativo de astronomia. Essas ferramentas usam a bússola do celular e a localização obtida pelo GPS para indicar para onde olhar. O Sky Safari pode ser uma alternativa: ele é gratuito e está disponível para Android e iOS.