O recurso de gravar chamadas no Android não é algo novo. Até então, grande parte dos usuários tinha que optar por baixar algum app de terceiros na Play Store para conseguir ter acesso a essa funcionalidade. Com o passar do tempo, alguns modelos até passaram a contar com esse recurso de forma nativa, mas ainda assim, a lista de dispositivos compatíveis era limitada.

Agora chegou a vez do Google liberar a gravação de chamadas direto no seu aplicativo ‘Telefone’, o discador oficial da gigante de buscas. Na prática, essa decisão vai levar o registro de chamadas para diversos dispositivos com Android. Confira como ter acesso à novidade no guia abaixo.

Gravar chamadas utilizando o app ‘Telefone’

De início, é preciso que o aparelho cumpra alguns pré-requisitos para tudo funcionar. Primeiro, o dispositivo deve estar rodando obrigatoriamente a versão 9.0 do Android ou superior. O discador oficial do Google também deve estar instalado e atualizado para sua última versão. Caso ainda não tenha o app, acesse esse link para baixá-lo direto no seu smartphone.

 

publicidade

Imagem: Play Store/ReproduçãoDiscador oficial do Google passa a contar com opção nativa para gravação de chamadas. Imagem: Play Store/Reprodução

O recurso funciona de forma relativamente simples. Siga esses passos para conseguir gravar novas chamadas:

  1. Acesse o app ‘Telefone’ na tela inicial ou na gaveta de aplicativos;
  2. Faça um teste ligando ou recebendo uma nova chamada;
  3. Clique no botão ‘Gravar’;
  4. Para finalizar a gravação, selecione ‘Parar gravação’.

Confira como funciona na prática no vídeo abaixo:

Localizar ou apagar gravações

Para encontrar e ouvir chamadas armazenadas, abra novamente o app ‘Telefone’ e acesse ‘Histórico’ para ter acesso à lista completa de gravações salvas no dispositivo. Selecione ‘Tocar’ caso queira reproduzir o conteúdo das ligações. Para excluir gravações, siga os mesmo passos anteriores. Ao localizar uma chamada que deseja apagar dentro do histórico, deslize para a esquerda e confirme a solicitação.

Vale ressaltar que algumas fabricantes já incluem a gravação de chamadas nos seus aparelhos. No caso da chinesa Xiaomi, a funcionalidade está disponível direto no discador da MIUI12. Quem possui um aparelho da marca rodando essa versão do sistema pode utilizar o recurso clicando em ‘Gravar’ ao receber ou fazer uma nova chamada.

Lembre-se, a gravação só funciona caso a chamada seja atendida. Ligações em espera e teleconferências não podem ser registradas utilizando o app do Google. Também é importante destacar que se trata de uma função que está sendo liberada de forma gradual, ou seja, pode ser que seu gadget ainda não tenha sido contemplado com a novidade.

Via: Google Support/9to5google