EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O sistema operacional Android possui suporte a atalhos de aplicativos desde 2016. Ainda assim, muitos das plataformas populares não aproveitaram o recurso. Agora, o Instagram decidiu mudar e finalmente lançou atalhos para as ações disponíveis em seu aplicativo.

Em outubro de 2019, a versão beta do Instagram para Android já havia dado indícios de que o recurso estava sendo testado. Demorou um ano, mas os usuários passarão a ser capazes de encontrar os atalhos para acessar rapidamente a câmera, criar uma nova postagem, visualizar sua atividade e abrir mensagens diretas ao pressionar por alguns segundos o ícone do Instagram na tela inicial do smartphone.

publicidade

Como os atalhos já estavam sendo testados, é possível que alguns usuários até já estejam aproveitando o recurso há algum tempo. No entanto, foi só agora que o Instagram começou a lançar de fato atualização para todos.

Além de aparecerem quando o ícone é pressionado, os atalhos também podem ser fixados na tela inicial se o usuário assim desejar. Basta pressionar normalmente o ícone do aplicativo por alguns segundos para abrir o menu “Atalhos” e, então, arrastar os atalhos que quiser fixar para qualquer lugar disponível na tela.

publicidade

Reprodução

Atalhos fixados na tela (esquerda) e menu que aparece quando o ícone do Instagram é pressionado por alguns segundos. Imagem: Android Police

Além da novidade quanto aos atalhos, o Instagram também reformulou o menu “Arquivo de histórias” para separar os Stories já publicados por ordem cronológica inversa, data e localização, a fim de facilitar a procura pelos conteúdos. Vale lembrar que, no menu separado por localização, só constarão os Stories em que o usuário anexou informações do mapa.

Reprodução

Diferentes layouts dos Stories arquivados. Imagem: Android Police

Os Stories arquivados continuam visíveis apenas para quem os publicou, a menos que o usuário decida compartilhar suas lembranças.

Via: Android Police