Graças a seu trabalho com iPhones, Jony Ive se tornou um dos designers mais conhecidos do mundo, especialmente pelos seus vídeos em que descreve o processo de criação dos aparelhos e escolha dos materiais em um fundo completamente branco. Agora, ele terá um novo desafio: fazer do Airbnb, que sofre profundamente com a crise da Covid-19, um sucesso, pelo menos do ponto de vista do design.

O Airbnb ainda não detalha qual será a contribuição de Ive para a empresa. A companhia chama o acordo de “uma colaboração especial” que dá origem a uma “relação de múltiplos anos para projetar a próxima geração de produtos e serviços do Airbnb”.

publicidade

Apesar de ser conhecido pelo trabalho com a Apple, Ive já não tinha mais vínculo com a empresa desde o fim de 2019, quando criou sua empresa própria, chamada LoveFrom. No entanto, seu primeiro cliente como dono de uma empresa própria foi ninguém menos que… a Apple, dando prosseguimento a uma parceria de tantos anos.

É provável que a parceria seja resultado de um momento turbulento vivido no Airbnb que atingiu a equipe de design da empresa, e fez com que três designers sêniores deixassem a equipe, e o chefe, Alex Schleifer, fosse passado para uma função de meio período, como informou o site The Information.

publicidade

Enquanto os produtos da Airbnb não são reformados pela estética minimalista de Jony Ive, não faltam possibilidades para que a empresa utilize sua estética de outras formas. Uma brincadeira óbvia seria oferecer algum apartamento para aluguel com o visual típico de seus vídeos: totalmente branco, sem mobílias e sem janelas.