A Qualcomm anunciou hoje uma parceria com a Jacoti, empresa especializada em tecnologia de áudio. Agora, o software da companhia será utilizado com chips da série QCC5100, para fones de ouvido sem fio true wireless e headsets bluetooth. A parceria quer levar assistência auditiva com personalização e recursos de segurança a fones de ouvido.

O software da Jacoti faz um teste com vários tons de frequência para estabelecer o volume ideal de acordo com a audição do usuário. A partir disso, cria dois audiogramas, um para o ouvido esquerdo e outro para o direito. Depois, personaliza individualmente os canais de áudio de acordo com os níveis de audição e, então, regula o volume das frequências.

Como o software intercepta o som de entrada antes que ele alcance o ouvido do usuário, pode ajustar as frequências para compensar deficiências auditivas. Além disso, ele filtra frequências que podem causar mais danos à audição.

Atualmente, a tecnologia vem sendo testada por fabricantes parceiros. A expectativa da Qualcomm é que os primeiros dispositivos compatíveis sejam lançados já em 2021.