Os assistentes virtuais estão cada vez mais presentes em diversos dispositivos. Com eles, é possível fazer ações de forma rápida sem nem precisar segurar o aparelho.

O Google Assistente, por exemplo, vem instalado por padrão no Android. Ele foi lançado no Brasil há 3 anos e agora ganhou um recurso novo: em vez de mandar apenas mensagens de texto, é possível enviar áudios em alguns aplicativos. Confira como fazer isso no WhatsApp.

Importante

Apesar de o Google Assistente também estar disponível no iOS, o novo recurso funcionou apenas em celulares com Android nos testes do Olhar Digital. A função acabou de ser liberada, mas estava disponível em todos os celulares Android testados. Mesmo assim, pode demorar para aparecer para alguns usuários.

publicidade

O processo é bem simples e não requer nenhuma configuração especial. Confira o passo a passo:

Pressione e segure o botão “Home” ou fale “Ok, Google” para chamar o Google Assistente.

Em seguida, diga: mandar uma mensagem de áudio no WhatsApp.

Agora, diga o nome do contato ou toque em “Contato” para selecionar alguém de sua agenda.

Grave a mensagem de áudio e, quando terminar, diga “Enviar” ou toque em “Confirmar”.

Se tiver errado algo na mensagem, diga “Alterar” para regravá-la.

Existe, ainda, uma forma mais direta de enviar a mensagem. Veja:

Dê a ordem: mandar uma mensagem de áudio no WhatsApp para “nome do contato”. Só fique atento porque, nesse modo, não é possível regravar a mensagem se tiver dito algo errado.
Além do WhatsApp, o Google Assistente pode enviar mensagens de áudio com outros aplicativos. O SMS, por exemplo, é um deles.