Duas fontes citadas pelo site VideoCardz afirmam que a fabricante de placas de vídeo Nvidia desistiu de lançar os modelos GeForce RTX 3080 de 20 GB e RTX 3070 de 16 GB, por motivos que não foram esclarecidos. Originalmente, as duas placas seriam disponibilizadas no mercado em dezembro de 2020.

A empresa já cancelou a placa RTX 3070 Ti anteriormente, então os dois modelos atuais se juntam à lista. Vale citar que, embora a Nvidia possa reverter essa decisão, a chance de isso acontecer é baixa, já que as fontes do site foram bem específicas ao mencionar “cancelamento” e não “adiamento”.

O modelo de 20 GB (GeForce RTX 3080 20 GB) seria uma resposta da empresa à rival AMD, que conta com a linha AMD Radeon RX 6900/6800, que traz GPU Navi 21. Os três modelos da concorrente trazem 16 GB de memória dedicada ao processamento de vídeo e a placa da Nvidia seria uma forma de superar essa marca.

Reprodução

publicidade

Nvidia disponibiliza para o varejo a RTX 3080 de 10 GB, mas variante de 20 GB está supostamente cancelada. Imagem: NVidia/Divulgação

Vale ressaltar que a Nvidia sequer confirmou a intenção de lançar as duas placas mencionadas, então dificilmente ela admitirá tê-las cancelado. Atualmente, a empresa conta com GeForce RTX 3080 de 10 GB, enquanto a GeForce RTX 3070 de 8 GB (memória DDR6) está disponível para pré-venda.

Os modelos já existentes estão em alta demanda no mercado estrangeiro. Segundo o CEO da Nvidia, Jensen Huang, “a demanda vai superar todo o nosso fornecimento para este ano”. Traduzindo: vai faltar placa de vídeo para o Natal.

Olhando por este lado, um cancelamento até faz sentido, uma vez que adicionar dois novos produtos da mesma linha iria apenas piorar o impacto de fornecimento da empresa.

Fonte: VideoCardz