Se você é fã dos sundaes e sorvetes do McDonald’s, sabe que as máquinas de sorvete da rede tem uma tendência a quebrar com frequência. Para contornar este problema e garantir que não vai ficar sem seu McFlurry, um engenheiro de software alemão desenvolveu um serviço que checa se as máquinas em uma região estão ou não funcionando.

A ideia é simples: o engenheiro Rashiq Zahid fez engenharia reversa do aplicativo do McDonalds para smartphones, para que pudesse integrá-lo a um bot que escreveu. O bot percorre a lista de restaurantes da rede, um a um, tentando adicionar um sundae ao carrinho de compras. Se conseguir, a máquina está funcionando. Se não, está quebrada.

publicidade

Antes de lançar o bot, chamado McBroken, ao público, Zahid fez um teste em Berlim, onde vive, pedalando entre várias lojas para saber se os resultados reportados pelo app estavam corretos ou não.

“A cada minuto faço um ‘pedido’ total de US$ 18.752 em sorvetes em todos os McDonald’s dos EUA para saber em quais locais a máquina está quebrada”, disse Zahid quando lançou o bot. Entretanto, um pedido por minuto era um ritmo muito “agressivo” e o bot foi bloqueado pelos servidores do McDonald’s. Desde então o engenheiro diminuiu o ritmo da verificação, para uma vez a cada 30 minutos.

publicidade

Os resultados do bot são agregados em um mapa e separados por cores. Um ponto vermelho indica máquinas quebradas, um ponto verde indica que elas estão funcionando. Também há algumas estatísticas: no momento em que este artigo foi escrito a cidade nos EUA com o maior número de máquinas quebradas era Phoenix, no Arizona, com 15,56% de máquinas com defeito. O percentual de defeitos considerando todas as máquinas dos EUA era de 7,91%.

Reprodução

publicidade

Estado das máquinas de sorvete do McDonald’s na região de Washington, nos EUA. Foto: Reprodução

Até o momento, o McDonalds parece estar levando o bot na esportiva. David Tovar, Vice-Presidente de Comunicação e Relações com o Governo para os EUA na empresa, disse: “Somente um verdadeiro fã do McDonalds iria a esse ponto para ajudar nossos clientes a conseguir nosso delicioso sorvete!”.

publicidade

Infelizmente, neste momento o McBroken só funciona nos EUA. Entramos em contato com Zahid via Twitter, que respondeu que planeja expandir seu bot para outros países “em breve”.

Fonte: Ars Technica