Desde que o jogo ‘Minecraft‘ foi adquirido pela Microsoft, há seis anos, os jogadores puderam continuar criando seu próprio mundo sem a necessidade de realizar login com uma conta da empresa. No entanto, em 2021, isso deve mudar.

Em um comunicado, compartilhado no blog oficial do game, a empresa afirmou que os donos da versão original do título que não realizarem a migração para uma conta Microsoft não poderão jogar.

Desde seu lançamento em 2011, o game existe em duas versões, que se diferem pela plataforma em que são oferecidas. O ‘Minecraft: Java Edition’ é a variante original, que usa contas da própria Mojang para utilização.

Reprodução

publicidade

Usuários deverão ter uma conta Microsoft para poderem jogar o game a partir de 2021. Foto: Phil’s Mommy/ Shutterstock

A segunda é a ‘Bedrock Edition’, nome dado para a versão de consoles e para a versão da loja do Windows. Aqui, uma conta Microsoft é necessária para utilização. Agora, com a mudança, todos os jogadores terão de ter uma conta da empresa para rodar o título.

No entanto, apesar da unificação, ainda não é possível ter o cross-play. Não será possível jogar com amigos que possuam outra versão do game.

A Mojang afirma que, quem fizer a migração de contas, não perderá nenhuma informação do perfil anterior. As novas contas, além de oferecerem mais recursos de segurança – como a autenticação de dois fatores -, contarão com controle parental e capacidade de bloquear janelas de conversa e convites. 

Ajuda para migração

Nos próximos meses, os jogadores receberão e-mails falando sobre a migração e com o passo a passo de como realizar o processo. Além disso, a empresa liberou um vídeo (em inglês) que explica um pouco sobre o que acontecerá.

O vídeo serve para tranquilizar os jogadores de contas Mojang de que tudo o que foi gerado pelo usuário, seja sozinho ou multiplayer, será transferido. No entanto, os nomes usados pelos utilizadores podem estar em risco. A empresa deixa claro que o nome de usuário não será afetado. Porém, caso a identificação utilizada já esteja em uso ou viole os padrões da Microsoft, o jogador será obrigado a alterá-la.

Via: The Verge