EnglishPortugueseSpanish

Na última semana, o Google anunciou o encerramento do aplicativo “contatos confiáveis”. Para celulares Android, o software compartilhava a localização dos usuários em casos de emergência, de acordo com uma pré-seleção feita pelo dono do celular.

Caso o dono estivesse passando por algum apuro, bastava abrir o app e ele se encarregava de enviar o ponto em que aquele dispositivo se encontrava aos contatos cadastrados.

publicidade

Em um e-mail enviado aos usuários, o Google afirmou que a função foi incorporada ao Google Maps e, por isso, o aplicativo não está mais disponível para download, sendo desativado em dezembro deste ano.

“Há mais de três anos, lançamos o aplicativo ‘contatos confiáveis’ como uma forma de ajudar as pessoas a se manterem atualizadas sobre o paradeiro de seus entes queridos”, disse o Google. “Ele será removido da Play Store hoje e deixará de ser compatível com os smartphones a partir de 1º de dezembro de 2020”.

ReproduçãoNa última semana, o Google Maps foi atualizado e ganhou a função de seguir outros usuários, como nas redes sociais. Foto: Divulgação / Google

 

Integração com o Google Maps

Segundo a empresa, quando o software foi criado, em 2016, o app de mapas ainda não tinha suporte para tal função. Agora, o Maps pôde incorporar a ferramenta e conta com o compartilhamento pró-ativo de localização.

No entanto, especialistas comentam que, da forma atual, os usuários têm mais privacidade, pois eles podem decidir em que momento o seu GPS deve ser compartilhado.

Já nesta nova proposta, incorporado ao Maps, por ter o compartilhamento sempre ativo, os contatos selecionados terão acesso à localização dentro de um tempo estabelecido por quem envia o compartilhamento, como acontece com o WhatsApp.

A empresa disponibilizou um link para que os usuários façam o download da lista de contatos do aplicativo. Essa página também ficará ativa somente até 1º de dezembro.

App de segurança para o Pixel 5

Apesar de fazer essa mudança nos smartphones atuais, o Google prepara um aplicativo muito parecido com o anterior para os novos aparelhos Pixel, que devem ser lançados nos próximos meses.

ReproduçãoNovo Pixel 5 deve vir com suporte às redes de internet 5G e um app próprio para segurança. Foto: Divulgação/Google

O Personal Safety (segurança pessoal, em português) deve receber as funções do ‘contatos confiáveis’ e também agregar outras, como a do homem-morto. Nela, o usuário deve definir um timer e, quando a contagem regressiva chegar a zero, ele deve acionar o celular, certificando que está tudo bem.

Caso isso não aconteça, o próprio celular notifica seus conhecidos sobre uma possível emergência. Com esta ferramenta, o Google afirma que dará mais segurança aos usuários para andarem sozinhos ou irem a festas.

Fonte: ArsTechnica