O YouTube anunciou uma reformulação da página do player de vídeo em celulares Android e iPhones, aprimorando alguns recursos já conhecidos de navegação. Visualmente falando, a apresentação da página está quase igual, salvo por alguns ícones que tiveram seus tamanhos aumentados e remanejados para outras posições.

As mudanças vão contemplar usuários gratuitos e assinantes do YouTube Premium.

As reais novidades estão no sistema de navegação: agora, botões como o seletor de legendas e a opção de acionamento da reprodução automática de vídeo estão em posições mais convenientes (respectivamente, um novo botão chamado “CC” no canto direito; e um botão centralizado no topo da página).

Alguns ícones agora estão semitransparentes, efetivamente tirando-os do caminho quando reproduzindo um vídeo e permitindo uma experiência mais imersiva. Além disso, o Google também expandiu a função de seleção de capítulos, que agora pode ser exibida em uma lista separada caso você clique em qualquer lugar dentro da janela do vídeo.

publicidade

“Você agora será capaz de ver uma lista completa de capítulos incluídos no vídeo em reprodução, cada um com uma prévia em miniatura do que você encontrará naquela parte. Economize tempo ao pular rapidamente para a parte que lhe interessa mais”, diz o post no blog oficial do YouTube.

Neste novo visual, você também poderá entrar em modo de tela cheia apenas ao arrastar o dedo para cima. Paralelamente, arrastar o dedo para baixo fará com que você volte ao modo de exibição em janela. Uma outra alternativa para isso – mas esta não é nada nova – é virar o celular, tirando-o do “retrato” e posicionando-o em “paisagem” (tirar ele da posição “em pé” e colocá-lo na horizontal, para os não familiarizados com o jargão).

Em alguns casos, o YouTube pode até sugerir que você assista em um dispositivo de realidade virtual (VR), desde que o vídeo em questão tenha suporte a isso. Finalmente, o Google confirmou que algumas destas mudanças deverão ser implementadas “logo” no portal para desktops.

As alterações estão sendo implementadas pelo lado do servidor, ou seja, vão aparecer de forma gradual para toda a base de usuários gradualmente, sem que você precise atualizar nada manualmente.

Fonte: YouTube