EnglishPortugueseSpanish

A Microsoft publicou uma lista com problemas conhecidos no Windows 10 20H2, a “atualização de outubro” que foi lançada há uma semana. Os principais problemas são relacionados a computadores com dispositivos de áudio da Conexant ou Synaptics.

Segundo a empresa, máquinas com estes dispositivos podem ter telas azuis durante ou após a atualização se instalarem a versão 2004 (lançada em maio deste ano) ou 20H2 do sistema. Uma forma de saber se seu PC é afetado e olhar a seção “Controladores de som, vídeo e jogo” no Gerenciador de Dispositivos, e procurar um item chamado Conexant HDAudio Driver ou Conexant ISST Audio.

publicidade

Clique com o botão direito do mouse sobre o item e escolha Propriedades. Clique na aba Driver, no botão Detalhes do Driver e olhe a versão dos arquivos chdrt64.sys ou chdrt32.sys. Os drivers com problemas tem versão 8.65.47.53, 8.65.56.51 ou de 8.66.0.0 a 8.66.89.00. Verifique também a versão dos arquivos uci64a96.dll até uci64a231.dll, se existirem, que nos drivers com problema é menor que 7.231.3.0.

Por precaução o Windows Update não oferecerá a versão 2004 ou 20H2 do Windows 10 aos PCs com dispositivos afetados. O usuário ainda pode forçar uma atualização manual do sistema usando a “Media Creation Tool” do Windows 10 para gerar um pendrive de instalação, mas a Microsoft recomenda que isso não seja feito.

O novo visual do Menu Iniciar no Windows 10 20H2. Imagem: Divulgação/Microsoft

publicidade

Além disso, a Microsoft também informou que podem haver problemas com a instalação de drivers incorretamente assinados, ou com a digitação de caracteres chineses ou japoneses usando alguns métodos de entrada disponíveis no sistema. Neste último caso, há instruções sobre como contornar o problema.

O que muda no Windows 20H2?

A mais notável das mudanças está no menu Iniciar, que mexe um pouco com o conceito dos blocos dinâmicos, a identidade abraçada pela empresa desde o Windows 8. Os bloquinhos continuam lá, mas em vez de cores sólidas, os ícones são cercados por formas transparentes, que se mesclam à cor de fundo do menu. Nada muda em termos de usabilidade ou funcionalidade, no entanto.

Uma outra mudança que deve ser rapidamente percebida especialmente pelos usuários mais avançadas está na interface de Alt+Tab, que permite alternar rapidamente entre os apps abertos no PC. Agora, a função mostra também as abas abertas do navegador Edge, permitindo alternar entre os sites, mas outros navegadores ainda não têm essa possibilidade. Essa nova ferramenta é opcional, no entanto, e o Windows permite reverter para o formato anterior.

A distribuição do Windows 20H2 está sendo feita gradualmente aos usuários através de Windows Update. Quem não deseja esperar pode seguir nossas instruções para instalar a atualização manualmente.

Fonte: Bleeping Computer