A ideia não é nova. Desde 2011, a Amazon instalou seus primeiros armários inteligentes nos Estados Unidos, no qual as pessoas poderiam retirar seus pedidos feitos online. Dentro do e-commerce você escolhe um ponto de entrega, e quando a encomenda chega o cliente recebe um código numérico e um QR Code para a retirada.

Mas quem está implementando os smart lockers no Brasil não é a Amazon, mas os Correios, que apresentaram nesta terça-feira (27) a primeira unidade do serviço na região administrativa do Paranoá, no Distrito Federal. Até fevereiro de 2021, o plano é instalar 63 terminais de lockers: dez no Distrito Federal e 53 no Rio de Janeiro.

“Não estamos falando de uma tecnologia do futuro, mas do presente, e já em uso em diversos países’, afirmou o presidente dos Correios, Floriano Peixoto. “Esse projeto é, também, uma iniciativa para promover a inclusão social e digital: em tempos de crescimento do e-commerce, popularização dos smartphones e aumento da conectividade, levar facilidade e conveniência às regiões afastadas dos grandes centros é uma prioridade para a empresa”, completou.

Os terminais são integrados ao aplicativo Correios e ao Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO), e possuem, em média, 40 gavetas de tamanhos variados. Os lockers funcionarão 24h por dia, sete dias por semana, em locais de fácil acesso e grande circulação de pessoas – como estações de metrô, rodoviárias, shoppings e postos de gasolina.

publicidade

Vinícius de Melo/Agência Brasília

Painel de controle do armário inteligente dos Correios, instalado no Distrito Federal. Imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília

O serviço de retirada não possui custo adicional. No momento da compra, o cliente deve informar o CEP do equipamento onde seja retirar a sua encomenda e inserir o número do seu CPF/CNPJ no campo de complemento do endereço. Quando o carteiro disponibilizar a encomenda em um dos compartimentos, os Correios enviarão SMS ao destinatário com as orientações, prazo de retirada e o código de acesso para abertura do compartimento.

O cliente tem até três dias corridos para fazer a retirada da encomenda – incluindo fim de semana e feriados. A empresa pretende ainda ampliar as funcionalidades dos terminai, que poderão funcionar como um canal de autoatendimento multisserviços e de postagem de objetos.