Depois de uma longa campanha dos usuários, a Netflix conseguiu incluir em seu catálogo filmes da franquia “Harry Potter” em seu catálogo em janeiro deste ano, mas foi uma vitória curta dos fãs. A empresa anunciou que o conteúdo deixará a plataforma em pouco tempo, com saída prevista para 1º de novembro.

Atualmente, a empresa tem quatro filmes da saga principal em seu catálogo: “A Câmara Secreta”, “A Ordem da Fênix” e as duas partes de “As Relíquias da Morte”. Além disso, também está no acervo “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, que se baseia no universo da franquia, mas conta uma história diferente. Todos eles estarão indisponíveis após o dia 31.

A saída não é nenhuma surpresa diante da situação do mercado de streaming, cada vez mais fragmentado. Estúdios estão cada vez menos dispostos a deixar seu conteúdo original em plataformas de streaming de terceiros, e seguram o material para seus próprios serviços. É o caso de “Harry Potter”, pertencente à WarnerMedia, que vai lançar em 2021 no Brasil o HBO Max.

publicidade

Enquanto o HBO Max não chega, os filmes da saga já serão integrados a outra plataforma da Warner que já está disponível por aqui: o HBO Go. Em comunicado, a empresa confirma que os filmes serão incluídos no catálogo a partir de 7 de novembro. Os canais HBO, inclusive, terão uma maratona para celebrar a chegada dos oito filmes ao seu catálogo.

A perspectiva é de que a Netflix precisará investir muito mais pesado não só em conteúdo original, como terá que pagar mais para manter em seu catálogo séries queridas do público, mas que não sejam originais. Um caso exemplar é o de “Friends“, que, em 2018, custou US$ 100 milhões para ser mantido no catálogo ao longo de 2019, e deixou a plataforma nos Estados Unidos neste ano, apesar de ainda estar disponível na Netflix brasileira. Com o investimento no HBO Max no país, é provável que a série seja outra vítima da transferência em um futuro não muito distante.

A a situação se repete também outros estúdios. O Disney+ está programado para estrear no Brasil em novembro, e a empresa faz questão de manter a exclusividade do seu conteúdo. Ao longo de setembro, várias produções da empresa deixaram o acervo da Netflix, incluindo animações da Pixar e filmes da Marvel. As únicas produções sem risco de deixar a plataforma são aquelas produzidas em parceria entre as duas empresas, como “Jessica Jones” e “O Justiceiro”.