O Google vem testando na Play Store uma mudança que permite aos usuários comparar aplicativos de forma direta dentro da própria loja. A novidade, notada pelo Android Police, foi encontrada na versão ‘22.4.28’ do aplicativo. Ao que parece, a ideia é dar aos usuários parâmetros para que eles possam escolher qual app melhor se encaixa na sua necessidade.

Chamada de ‘Comparar aplicativos’, a nova seção mostra uma lista de aplicativos semelhantes que podem atender algum uso específico. No caso reportado nesta semana, a página do aplicativo de vídeos VLC compara ele com outras opções, como o MX Player, KMPlayer, GOM Player e outros.

publicidade

Essa nova seção pode ser observada ao rolar a página de algum título até depois da seção de comentários de usuários sobre um determinado app. São exibidos parâmetros que podem ajudar na escolha do usuário de fazer ou não um determinado download. São comparados os seguintes itens:

  • Facilidade de uso (em cinco níveis)

  • Se há funcionamento off-line

  • Se possui funcionamento via streaming ou casting

  • Qualidade visual do app (HD, SD e UHD)

  • Controles: por gestos, reprodução em segundo plano, zoom, legendas

Reprodução

publicidade

Nova seção que compara aplicativos na Play Store também exibe quantidade de downloads e a nota do app na loja. Imagem: Android Police/Reprodução

Ainda não disponível para todos

O site observa que, aparentemente, a funcionalidade parece estar limitada a reprodutores de mídia populares. Ainda não foram encontrados indícios de como o recurso poderá funcionar com outras categorias, como a comparação entre jogos, por exemplo, que possuem uma grande variedade de títulos e estilos.

publicidade

Para os usuários que já se depararam com a novidade, é provável que o Google colete comentários de feedback. No entanto, trazer a funcionalidade deve facilitar a vida de usuários com comparações rápidas de recursos disponíveis nos aplicativos.

A mudança, entretanto, não foi anunciada oficialmente pelo Google. Assim como outras pequenas melhorias que são testadas nos apps da companhia, a seção ‘Comparar aplicativos’ não tem garantia de ser mantida na Play Store para todos usuários no futuro.

publicidade

Fonte: Android Police