Você já se perguntou como os astronautas vão ao banheiro quando estão no Espaço? Chris Cassidy, comandante da Nasa, explicou como é o processo e até filmou o interior do banheiro da espaçonave.

Ele começa exibindo o local e explicando que o pequeno espaço se parece com um armário e fica espremido entre a esteira e a máquina de musculação. Agora, a parte mais curiosa: ir ao banheiro depende de qual é a necessidade fisiológica.

Para urinar, por exemplo, os astronautas aprendem a usar uma mangueira com capacidade de sucção. Eles fazem o “número um” diretamente na mangueira e, em seguida, o líquido é aspirado para um conjunto processador de urina.

Já para fazer o “número dois”, o processo é um pouco diferente: há uma espécie de vaso sanitário onde eles podem se sentar. A diferença é que o equipamento tem cerca de 13 a 15 centímetros de diâmetro, é envolto em um revestimento plástico e usa uma estrutura de sucção.

publicidade

Quando os astronautas terminam de usar o vaso sanitário, eles tiram o revestimento de plástico e utilizam um equipamento longo para empurrar a sacola para dentro de um balde. Depois, eles pegam um novo forro e o colocam no vaso para que ele fique pronto para o próximo uso.