EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Recentemente, a Tesla liberou, em caráter de teste público, a versão em desenvolvimento de seu sistema totalmente autônomo de direção automobilística para os carros da empresa. Os felizardos contemplados com o recurso foram influenciadores automobilísticos e alguns proprietários mais vocais de automóveis da marca.

Um destes influenciadores, o youtuber “Tesla Raj” decidiu publicar um vídeo do novo sistema em funcionamento e, após uma partida sem grandes problemas, o especialista decidiu realmente colocar o sistema completamente autônomo a um teste de fogo: ele direcionou a navegação do veículo à Rua Lombard, em São Francisco – dona de algumas das curvas mais sinuosas da cidade – e do mundo, segundo os residentes.

publicidade

E o carro errou. Em todas as curvas.

publicidade

O sistema de direção autônoma da Tesla não é o mesmo do “piloto automático”. Enquanto este último só funciona em rodovias e estradas longas e amplas, o primeiro, em tese, servirá para guiar, fazer curvas, mudar de faixas e frear em qualquer via. Ambos, porém, exigem que o motorista humano esteja atento e com as mãos ao volante, a fim de reassumir o controle caso algo dê errado.

E “errado” é a palavra certa aqui. Apesar de ser um recurso ainda em teste, o CEO da Tesla, Elon Musk, já deu a entender que a empresa não voltará atrás em oferecê-lo em caráter comercial. Evidentemente, vídeos como o de Raj servirão para a coleta de dados e aprimoramento do sistema, que deve ser oferecido a compradores de qualquer automóvel da Tesla por aproximadamente US$ 10 mil (R$ 57.466, na conversão direta) adicionais ao preço do carro.

Naturalmente, o vídeo acima tem mais a intenção de ser engraçado, apesar de funcionar como algo a ser estudado pela Tesla no futuro. O canal de Raj tem testes mais aprofundados do recurso em seu feed.

Fonte: Mashable