O Dia das Bruxas está chegando, e o Google preparou várias surpresas para ajudar os usuários a “entrar no clima”, seja ajudando um gatinho a derrotar assombrações, dançando com um esqueleto ou decorando a casa com objetos e personagens virtuais.

Momo está de volta

O Google é conhecido pelos “Doodles”, desenhos que substituem o logo da empresa na página do buscador em datas especiais. Alguns destes desenhos são apenas links para uma busca relacionada ao tema do dia, como volta às aulas, independência do Brasil, etc. Outros são interativos e muito mais elaborados.

publicidade

Foi o caso de “Magic Cat Academy”, de 2016, quando o usuário tinha de ajudar o gatinho Momo, aprendiz de feiticeiro, a espantar as criaturas que assombravam sua escola de magia. Para fazer isso, bastava desenhar, com o mouse ou os dedos sobre a tela, os símbolos sobre a cabeça de cada assombração.

Quatro anos depois, Momo está de volta. O “fantasmão” que assombrou sua escola se escondeu em um navio no fundo do mar, e cabe a Momo viajar às profundezas para acabar com ele de uma vez por todas. No caminho ele irá enfrentar águas-vivas imortais, lulas-vampiro, peixes-morcego e outras criaturas com nomes pouco amigáveis.

publicidade

Reprodução

Magic Cat Academy 2: ajude o gatinho Momo a se livrar as assombrações. Foto: Reprodução

publicidade

A jogabilidade é a mesma do jogo anterior: basta desenhar os símbolos que aparecem sobre a cabeça de uma criatura para mandá-la de volta para as trevas. Algumas são derrotadas com apenas um símbolo, enquanto para outras você terá de repetir uma sequência precisa.

Você pode jogar Magic Cat Academy 2 num PC, com o mouse ou trackpad, ou num smartphone ou tablet, usando a tela de toque. Só não faça isso durante o expediente: depois que você começa, é muito difícil parar.

publicidade

Gatos pretos, cães piratas e esqueletos

Já faz algum tempo que o Google vem adicionando aos resultados das buscas cartões (cards) com modelos tridimensionais interativos. Se você buscar por “Velociraptor”, por exemplo, terá a oportunidade de ver um Velociraptor em 3D, e até mesmo usar a câmera do celular para colocá-lo dentro de sua casa.

Reprodução

“Querida, desde quando temos um gato?”

Neste Halloween, o Google está usando esta tecnologia para permitir que você interaja com alguns personagens assustadores. Basta fazer a busca pelas palavras ou frases certas, usando o Google Chrome em um smartphone Android ou iPhone. Cada uma tem um personagem diferente.

  • Gato Preto: um simpático gato preto com chapéu de feiticeiro. Será o Momo?
  • Esqueleto Humano: um esqueleto dançarino em tamanho real. Que tal gravar um clipe dançando ao lado dele?
  • Jack o’ Lantern: são três das “abóboras” que são comuns como decoração de halloween nos EUA. Não conseguimos encontrar o termo em português para elas. Tentamos “abóbora de Halloween” e “abóbora de dia das bruxas”, sem sucesso.
  • Pastor Alemão: invoca um pastor alemão com um chapéu de pirata. O “bom garoto” senta, deita, late e abana o rabo para você.
  • Cachorro-quente: faz surgir um “cachorro salsicha” (Dachshund) fantasiado de cachorro-quente. Ei, dois cachorros e só um gato? Isso não é justo!

Reprodução

Assistente de outro mundo

O Google Assistente também entrou na brincadeira. Se você dizer “OK Google, me assuste” ele irá tocar sons assustadores. Se você tiver dispositivos inteligentes, como lâmpadas, conectados à sua conta, ele pode até piscar as luzes da casa para você.

Nos EUA você pode pedir ao assistente “Sing the Halloween Song” (Cante a música do dia das bruxas) e ele cantará uma música sobre como ele pode ajudar criaturas como fantasmas, lobisomens e vampiros. Tentamos várias possibilidades, mas nenhuma delas deu certo. De qualquer forma, você pode conferir a música no vídeo abaixo.