A Samsung lança nesta sexta-feira (30) o recurso SmartThings Find para localizar dispositivos Galaxy mesmo sem conexão com a internet. A novidade usa tecnologias Bluetooth Low Energy (LE) e ultra-wideband (UWB) para se conectar com os celulares, relógios inteligentes, fones de ouvido e tablets da marca.

Lançada inicialmente na Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos, a função vinha sendo utilizada por cerca de seis milhões de usuários. Apesar do lançamento global, a Samsung cita que “a disponibilidade pode variar de acordo com o mercado e a operadora”. Usar o recurso requer dispositivos com Android 8 ou posterior, relógios com Tizen 5.5 ou posterior, e é compatível com os fones de ouvido Galaxy Buds+ e Buds Live.

publicidade

Reprodução

Novo recurso SmartThings Find permite rastrear e localizar dispositivos da linha Samsung Galaxy dentro ou fora de casa. Imagem: Samsung/Reprodução

publicidade

De acordo com a Samsung, uma atualização para o aplicativo SmartThings será lançada a partir de hoje para smartphones e tablets Android. Por ele, será possível gerenciar, enviar alertas e localizar os próprios gadgets. Já no início de 2021, a Samsung deve expandir o recurso para que ele possa rastrear também tags NFC. Para usar o recurso, é preciso acessar as ‘Configurações’ do celular ou tablet, depois a aba ‘Biometria e segurança’ e ativar o ‘Find My Mobile’.

Rastrear dispositivos com realidade aumentada

A Samsung também destaca que o SmartThings Find emite um sinal de BLE quando um dispositivo fica offline por 30 minutos. A empresa diz que todos os dados dos usuários são criptografados, logo a localização de cada dispositivo só é revelada para o proprietário.

publicidade

Um bom destaque da novidade é o uso de realidade aumentada (AR) para encontrar alguns gadgets da linha Galaxy. A empresa cita que essa função só está disponível com dispositivos compatíveis com UWB, que está presente no Galaxy Z Fold 2 e na linha Galaxy Note 20.

publicidade

Este seria um caso um pouco mais específico do que apenas encontrar um fone de ouvido perdido dentro de casa. O aplicativo pode usar a função baseada em AR para mostrar a localização do gadget procurado em um mapa com gráficos do quão próximo o usuário está do produto.