A Huawei pretende abrir uma fábrica de chips em Xangai, na China. A ideia é eliminar a dependência por tecnologia americana. Essa iniciativa garantiria suprimentos para a produção de smart TVs, mas não mudaria o cenário para o setor de smartphones.

Fontes informam que a fábrica será administrada pela Shangai IC R&D Center, uma empresa de tecnologia apoiada pelo governo local. Isso porque a Huawei não tem experiência na fabricação desses componentes.

Inicialmente, devem ser produzidos chips de baixo custo com processo de 45 nanômetros. Depois, os planos são de chegar a 28 nanômetros até o fim de 2021 e a 20 nanômetros em 2022. Outras fabricantes já se preparam para ter processos de até 3 nanômetros. Ou seja, com esses chips, a Huawei não consegue competir no mercado de smartphones.

Segundo o analista de semicondutores Mark Li, a companhia pode usar processos de 20 nanômetros e compensar as deficiências com melhorias no software e no sistema. Assim, em dois anos, a fabricante poderia ter seus próprios chips nos smartphones da marca.