Ao lançar um beta público do sistema de direção totalmente autônoma (FSD – Full Self Driving) de seus veículos, a Tesla procurou moderar as expectativas dos consumidores, alertando que a atenção do motorista à pista ainda era necessária já que o sistema poderia “fazer a coisa errada na pior hora”.

Mas ao que parece, o software é mais capaz do que imaginam seus criadores. Em um dos muitos vídeos em seu canal demonstrando o recurso em um Model 3, o youtuber James Locke destaca que o carro foi capaz de detectar, e desviar, de um obstáculo inesperado no meio da pista.

O obstáculo não aparece na visualização do modo FSD no painel do veículo, que mostra o que o carro “vê” ao seu redor, como outros carros e pedestres. Mas observe o volante no canto esquerdo do vídeo e você verá ele girando rapidamente para a esquerda para que o carro possa desviar.

publicidade

Nos comentários do vídeo, vários usuários indagam se o software é capaz de evitar buracos (“potholes”, em inglês) na estrada, algo que Musk prometeu quando começou a falar sobre sistemas autônomos. Ainda não há uma resposta, mas com certeza este seria um recurso muito útil no Brasil.

Nem tudo são flores

Recentemente o youtuber Tesla Raj decidiu colocar o software FSD de seu Tesla à prova da pior forma possível: pedindo ao veículo para navegar sozinho pela Lombard Street, a “rua mais sinuosa do mundo”, em San Francisco.

Infelizmente, para a Tesla, os resultados não poderiam ser piores: o veículo errou todas as curvas, apesar de conseguir detectá-las corretamente.O motorista teve de intervir para evitar um acidente.

Entretanto, a beleza do sistema da Tesla está no fato de que ele pode ser atualizado remotamente. Ou seja, até que o recurso chegue aos consumidores, o problema provavelmente estará resolvido. Talvez para desespero dos moradores da Lombard Street, que terão de lidar com uma avalanche de motoristas querendo “testar” seus veículos autônomos.

Fonte: Electrek