O WhatsApp disponibilizou nesta quarta-feira (4) uma atualização do programa beta do Google Play trazendo a versão 2.20.206.3. A novidade está disponível para os testadores do Android e será liberada em breve na versão beta no iPhone.

Entre as novidades, o update trouxe a opções de, após denunciar um contato, receber um relatório com a cópia das mensagens recentes do chat. Dessa forma, será possível documentar as mensagens enviadas pelo denunciado.

publicidade

Pikrepo/Reprodução

Testadores beta poderão receber relatório com mensagens chat de um contato denunciado. Imagem: Pikrepo/Reprodução

publicidade

Entretanto, o WhatsApp garante que nunca recebe suas mensagens sem suas permissões. Assim, ao decidir denunciar um contato, você concorda em encaminhar uma cópia das mensagens recentes desse chat para o aplicativo.

Esse recurso também foi adicionado para bate-papos em grupo e no WhatsApp Business.

publicidade

Outras atualizações

Os usuários convencionais também receberam recentemente novidades no WhatsApp. Uma delas foi a possibilidade de ativar o Modo Férias em alguns grupos e poder arquivar mensagem sem que elas retornem para a lista de conversas.

Antes do update, o WhatsApp fazia grupos serem desarquivado assim que alguém enviasse alguma mensagem. Esta funçãoapareceu na versão 2.20.199.8 do WhatsApp Beta para o Android, mas ainda não há uma data de lançamento para todos os usuários.

publicidade

Pikrepo/Reprodução

WhatsApp terá funcionalidades, como mensagens autodestrutivas e o Modo Férias. Imagem: Pikrepo/Reprodução

Outra atualização que está em desenvolvimento oferecerá a possibilidade dos usuários enviarem mensagens autodestrutivas. Detalhes do update foram revelados no FAQ da desenvolvedora do aplicativo, mas a funcionalidade não está disponível nem no WhatsApp Beta, até o momento.

As mensagens terão a validade de sete dias, caso o receptor não acesse-as. Além disso, ela será incorporada em uma nova mensagem, caso seja mencionada. Da mesma forma, poderá ser salva se o destinatário fizer um backup antes de ler.

O mais curioso é que, apesar de seu apelo a privacidade, nada impede que a tela do smartphone seja capturada e a mensagem fique eternamente salva no aparelho.

Em relação ao gerenciamento de itens recebidos pelo WhatsApp, a desenvolvedora redesenhou sua ferramenta de liberação de espaço, em uma atualização que deverá ser disponibilizada ainda nesta semana.

Fontes: WABetaInfo